O que é um número VoIP e como ele é usado?

Conheça melhor sobre as facilidades e vantagens de utilizar a telefonia Voip

Você pode ter ouvido o termo VoIP, mas pode não ter percebido todo o potencial por trás da tecnologia. Essas quatro letras representam uma tecnologia que mudou drasticamente a maneira como as empresas e os consumidores fazem chamadas telefônicas.

O que é um número VoIP e como ele é usado?

Você pode ter ouvido o termo VoIP, mas pode não ter percebido todo o potencial por trás da tecnologia. Essas quatro letras representam uma tecnologia que mudou drasticamente a maneira como as empresas e os consumidores fazem chamadas telefônicas.

Neste post vamos tentar explicar o que é um número VoIP de uma forma simples, como ele funciona, seus benefícios e como ele difere de outros números de telefone tradicionais.

O QUE É UM NÚMERO VOIP?

Tradicionalmente, as chamadas de voz requerem um telefone fixo e telefones fixos em um local específico, criando assim um código de área específico. A tecnologia VoIP torna possível obter serviço de telefone de voz de qualquer local usando uma conexão com a Internet e dispositivos comuns, como um smartphone ou tablet. Essas chamadas virtuais também podem ser feitas em laptops, desktops e até em telefones fixos (com conversor apropriado).

Voice Over Internet Protocol (VoIP) refere-se à tecnologia usada para fazer chamadas telefônicas por meio de uma conexão padrão com a Internet. Em outras palavras, não dependemos mais das conexões terrestres tradicionais.

O componente final necessário para chamadas de voz pela Internet é um número de telefone virtual, também conhecido como número VoIP. Um número VoIP é simplesmente um número de telefone convencional, mas é atribuído a um usuário, não a uma linha telefônica específica.

Os números de telefone virtuais têm a mesma aparência e funcionamento que qualquer outro número. É uma série de dígitos que podem ser inseridos no teclado de discagem para conectar uma chamada. Não há curva de aprendizado ou conhecimento técnico necessário para usar um número VoIP, tornando o software acessível a todos.

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COMO UM NÚMERO VOIP É USADO?

Para fazer uma chamada telefônica usando a tecnologia Voip, basta uma conexão adequada com a Internet e um dispositivo capaz de fazer chamadas pela Internet.

Para começar a trabalhar com VoIP para pequenas empresas, as empresas precisam simplesmente instalar o software em seus dispositivos. Quando eles estão prontos para fazer uma chamada, eles usam o software para fazer a chamada VoIP como se estivessem fazendo qualquer outra chamada. Além disso, eles podem usar um telefone VoIP especial que se pareça com um telefone fixo tradicional.

Enquanto um serviço de chamada convencional precisa de um roteamento específico para suas chamadas, com os números VoIP, você simplesmente precisa usar uma conexão de banda larga.

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DIFERENÇA ENTRE NÚMEROS VOIP E NÚMEROS DE TELEFONE REGULARES

Embora existam algumas semelhanças entre os números regulares e os números virtuais, existem algumas diferenças importantes a serem observadas.

Códigos de área

Talvez a diferença mais importante seja que o código de área não tem relevância real para os sistemas de telefonia VoIP. Os números de telefone virtuais funcionam independentemente da localização e não há muita diferença entre os números locais, nacionais ou internacionais. Com as chamadas de voz pela Internet, os usuários podem escolher um número de telefone com qualquer código de área.

Dispositivos múltiplos

Os números fixos (também conhecidos como linhas de telefone fixo) são normalmente vinculados a um dispositivo específico, como um telefone residencial, comercial ou qualquer outro aparelho fixo.

Os números VoIP podem ser anexados a vários dispositivos, o que torna possível usá-los de maneiras exclusivas. Assim, os usuários podem fazer uma chamada de voz de um telefone rígido, smartphone ou computador usando o mesmo número.

Esse sistema permite grande flexibilidade para os usuários, especialmente em um contexto de negócios. Um número de telefone VoIP é mais adequado para a forma como trabalhamos e vivemos no mundo de hoje.

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AS VANTAGENS DE UM NÚMERO VOIP

A forma como os números fixos são usados ​​não mudou muito nas últimas décadas. As pessoas fazem chamadas, enviam e recebem correio de voz e talvez usem alguns recursos extras, como o identificador de chamadas. Um número VoIP, no entanto, tem muitas vantagens para os usuários e para as empresas, pois são projetados por meio de seu software para facilitar os processos.

Ter a usabilidade certa economizará muito tempo do consumidor em suas ações. Algumas vantagens estão listadas abaixo:

1. Grande flexibilidade

Esta é uma das maiores vantagens de um número VoIP. Como temos muitos dispositivos para utilizá-lo, ele nos oferecerá uma mobilidade e usabilidade impensáveis ​​com outros dispositivos fixos.

As empresas que procuram um sistema telefônico de classe empresarial descobrirão que os muitos recursos oferecidos pelo serviço VoIP atendem plenamente às suas necessidades. Os sistemas de telefonia virtual oferecem recursos como conferência, mensagem instantânea, música em espera, filas ACD e muitos outros a um custo acessível. Além disso, como o VoIP independe do local, as empresas podem aproveitar as vantagens das chamadas virtuais para estabelecer uma presença local sem a necessidade de um local físico.

Além disso, com o VoIP você pode facilmente adicionar novos números em questão de minutos e usá-los para campanhas personalizadas apenas pelo tempo que você precisar.

2. Baixo investimento inicial

A grande vantagem das chamadas pela Internet é que ela oferece suporte a uma ampla variedade de dispositivos. Como resultado, as empresas podem começar a usar a tecnologia sem um investimento inicial significativo em equipamentos. Eles podem simplesmente usar qualquer um dos seguintes dispositivos que já possuam:

  • Computador portátil
  • Computador desktop
  • Tablet
  • Smartphone
  • Um telefone fixo (hard phone)

3. Recursos de serviço telefônico de classe empresarial

O serviço de telefone VoIP permite que empresas de todos os tamanhos tirem proveito dos recursos de telefone VoIP de classe empresarial a um custo acessível. Estes são alguns dos recursos mais comuns:

  • Filas ACD - direciona o tráfego de entrada para as filas apropriadas, criando filas ACD personalizadas.
  • Conferência - Fazer chamadas em conferência usando VoIP é tão simples quanto criar qualquer número de salas de conferência virtuais. Além disso, cada chamada em conferência oferece suporte a um número ilimitado de participantes.
  • Mensagens instantâneas - os provedores de serviço de telefone virtual oferecem suporte a mensagens instantâneas gratuitas entre dispositivos.
  • Música em espera - Crie uma experiência melhor para o cliente personalizando interlúdios musicais para o tempo de espera.
  • Gravação de chamadas - Grave e armazene chamadas telefônicas da empresa para referência futura.

4. Faça chamadas de voz usando qualquer dispositivo

Dispositivos de número VoIP e números de telefone VoIP operam em redes que dependem da tecnologia IP - as mesmas redes usadas para fornecer acesso à Internet.

Os números VoIP podem ser usados ​​para fazer chamadas de voz de uma variedade de dispositivos, como um telefone de mesa IP, um instrumento analógico de linha fixa (com um conversor) ou um aplicativo em um smartphone ou tablet. A experiência é consistente em todos os dispositivos e a pessoa do outro lado da linha vê o mesmo número em seu identificador de chamadas.

5. As chamadas recebidas podem tocar para vários dispositivos

A maioria dos sistemas de telefonia VoIP inclui um recurso em que as chamadas recebidas podem tocar vários dispositivos simultaneamente ou um após o outro, dependendo de como o serviço está configurado.

O recurso pode ter nomes diferentes em serviços diferentes, mas é comumente referido como 'toque de vários dispositivos' e 'encontre-me, siga-me', respectivamente.

Assim, qualquer pessoa pode ser alcançada por meio de uma chamada telefônica, mesmo que o chamador não tenha ideia de onde ela está ou de qual dispositivo está ligando. 

As empresas podem melhorar significativamente o atendimento ao cliente, garantindo que as chamadas sejam atendidas, independentemente de onde os funcionários estejam localizados. Com as linhas telefônicas tradicionais, os chamadores acabariam no correio de voz se não conseguissem falar com alguém. Com os números virtuais, o correio de voz torna-se o último recurso, pois o usuário será contatado mais cedo ou mais tarde. 

6. Os números virtuais são independentes da localização

As linhas telefônicas tradicionais exigem que as empresas usem um código de área local. Os números de telefone VoIP, no entanto, não estão vinculados a um local específico. Assim, o usuário pode escolher um número de telefone com qualquer código de área. Como resultado, as empresas podem estabelecer uma presença local adotando um código de área local.

7. Mobilidade de números

Transferir o serviço telefônico para um novo local é fácil com um número de telefone virtual. Não há necessidade de alterar números de telefone ou sofrer com a mudança de um número de telefone físico para um novo endereço.  

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É DIFÍCIL MUDAR PARA UM NÚMERO VOIP?

Às vezes, você deve tomar decisões difíceis. Atualizar para uma nova tecnologia ou trocar de fornecedor são bons exemplos. Essas decisões exigem muito planejamento e preparação. Mudar para VoIP não precisa ser uma decisão difícil. Afinal, a tecnologia Voip oferece muitos benefícios por uma fração do custo dos sistemas mais antigos.

Uma das perguntas mais comuns é - o que acontece com todos os meus números? Se uma pessoa decidir mudar seu número de telefone, ela deve atualizar todos os seus amigos e contatos. Você deve alterá-lo em todos os sites e em todos os negócios com os quais já trabalhou.

Agora imagine uma empresa tendo que passar pela mesma coisa. O seu número de telefone está visível em qualquer lugar - desde a sua publicidade ao papel timbrado da empresa. Seus clientes estão familiarizados com ele e muitos até o memorizaram. É o primeiro ponto de contato entre sua empresa e o mundo. Então, o que acontece se você mudar para VoIP? Você pode levar seu número com você ou não?

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Portabilidade do número VoIP

VoIP está definido para se tornar a plataforma de comunicação dominante para o futuro. Portanto, não é surpreendente que os provedores de serviços VoIP estejam sujeitos às regras de portabilidade de número. Se um usuário cancelar o serviço, o provedor terá que transferir seu número. Um fornecedor não pode recusar a solicitação, mesmo se o usuário tiver um saldo pendente ou outras taxas em sua conta.

A transferência pode ser mais complicada para organizações empresariais. Você pode ter um contrato separado com a operadora para taxas de rescisão antecipada e outras cobranças. Mesmo nessas circunstâncias, o provedor de serviços não pode manter seu número como refém. Eles ainda precisam aprovar sua solicitação de transferência.

Os números VoIP oferecem portabilidade, o que significa que podem acompanhar o usuário, independentemente de onde ele se desloque. O número pode ser usado por meio de uma conexão padrão com a Internet, independentemente da localização.

Esse nível de portabilidade é especialmente benéfico para empresas que não querem perder clientes fiéis que estão acostumados a discar o número antigo.

Não haverá necessidade de atualizar os materiais de marketing, o site da empresa ou outra comunicação para refletir os novos números. O número antigo continuará a funcionar normalmente.

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O resultado final

Mudar para VoIP também pode ajudá-lo a economizar dinheiro em serviços de comunicação. Chamadas de longa distância e internacionais geralmente são gratuitas com o serviço VoIP. A única cobrança é pelo acesso à Internet. Implementar VoIP não significa que todos os seus funcionários tenham que usar telefones habilitados para IP. Os melhores provedores de VoIP implementam a telefonia IP de uma maneira que protege seu investimento em equipamentos telefônicos existentes, mesmo se você tiver estações telefônicas analógicas.

VoIP, ou Voice over Internet Protocol, está no jogo das comunicações há algum tempo, mas ainda é uma das tecnologias mais incompreendidas que existe. O que é uma pena, porque as empresas, especialmente as pequenas e médias, podem realmente se beneficiar das economias que isso pode oferecer.

O problema é que há um grande ponto de interrogação sobre a tecnologia. E se você não entende, é difícil imaginar como isso pode ajudá-lo.

Com tantas informações conflitantes sobre ela na Internet, nem sempre é fácil entender o que a tecnologia VoIP pode realmente fazer (e o que não pode fazer).

Na verdade, “tecnologia VoIP” se tornou uma frase comum para outras peças de tecnologia, como PABX em nuvem e SIP. (Eles certamente estão relacionados ao VoIP, mas são conceitos totalmente diferentes).

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É hora de mudar para VoIP

Quer opte por realizar reuniões de negócios pela Internet ou fazer chamadas para clientes, o VoIP é a melhor solução. Se você decidir enviar e-mails ou mensagens de texto, tudo é possível com o uso do VoIP.

Com o uso do VoIP, estamos nos aproximando de um mundo mais unificado e conectado. Bem-vindo à nova era das comunicações.

Esses quatro exemplos de VoIP de como usar a Internet para comunicação empresarial são apenas a ponta do iceberg. Evite problemas de VoIP empregando as melhores práticas em rede.

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