Telecom: Tendências

Conheça as tendências que estão transformando o setor de Telecomunicações:

O ritmo exponencial de mudança impulsionado pelas demandas do consumidor está forçando as empresas a reinventarem os serviços que fornecem e a maneira como são fornecidos.

Conheça as tendências que estão transformando o setor de Telecomunicações:

O ritmo exponencial de mudança impulsionado pelas demandas do consumidor está forçando as empresas a reinventarem os serviços que fornecem e a maneira como são fornecidos. A comunicação com os clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros é determinante em todas as empresas. Tudo isso está contemplado dentro do segmento de telecomunicações.

Mesmo assim, é comum encontrar várias pessoas e empresas que não conhecem muito bem as soluções telecom ou, ainda mais, não sabem se precisam deles ou não, o que pode trazer consequências bastante sérias.

São soluções conjuntas de conectividade, como Internet Corporativa (Link Dedicado), Audio & VideoconferênciaTelefonia Voip (Telefonia IP / Voip) e a transformação digital contribuem ativamente na implantação da IOT (Internet das Coisas), trazendo benefícios tanto para os gestores quanto para equipe interna, fornecedores, clientes, parceiros e clientes.   

Com mais de 5 bilhões de usuários móveis no mundo atualmente, não basta que as empresas se concentrem somente em suas redes e tecnologia. É necessário, também, uma mudança fundamental em seus processos e modelos de negócios para fornecer aos clientes uma experiência digital que crie fidelidade à marca e participação na carteira.

Os vencedores na Era Digital serão aqueles que conseguirem simplificar seus processos de negócios antigos, alavancar o poder de novas tecnologias, como cloud e 5G, monetizar novos serviços e transformar terabytes de dados em percepções em tempo real que realmente ofereçam experiências excepcionais aos clientes.

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O 5G ganha impulso

Não se espera que o 5G esteja disponível comercialmente até 2022, mas os provedores de serviços não estão esperando chegar o próximo ano para começar a testar novos casos de uso.

E, embora o entusiasmo inicial do setor possa vir de aplicativos de consumo, espere ver alguma movimentação em torno de aplicações específicas de empresas de 5G, como veículos autônomos e comunicações de tipo de máquina maciças (conectando bilhões de sensores e dispositivos).

Blockchain conectará os consumidores com o conteúdo

Conheça o Blockchain para conteúdo. A maioria das pessoas associa a tecnologia Blockchain imediatamente a criptomoedas, especificamente o bitcoin. Essas moedas virtuais e descentralizadas são o uso mais predominante (e óbvio), mas em 2019 o Blockchain permeará outros setores.

À medida que as fontes de conteúdo se tornam menos centralizadas, a capacidade dos criadores de conteúdo irem diretamente aos consumidores e gerarem receita de novas maneiras cresce em conjunto.

Os criadores de conteúdo estão começando a usar o Blockchain para gerar receita, seja por meio da comunidade de fãs que votam em conteúdo e são recompensados por popularidade ou por meio de pagamentos diretos usando moedas próprias criadas no Blockchain. Segura neste conhecimento, a CSG anunciou, em abril, o lançamento do primeiro Laboratório de Tecnologia Blockchain para o setor de Atacado BSS.

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Cidades inteligentes serão construídas

Em 2021, haverá mais de 10 bilhões de conexões IOT (Internet das Coisas) em todo o mundo – destas, 4 bilhões serão conexões industriais. Essas conexões industriais são uma parte essencial da captação e a transmissão de dados para alimentar casos de uso de cidades inteligentes, como iluminação inteligente, aquecimento, medição e redes inteligentes.

No passado, as redes dos provedores de serviços não tinham a capacidade ou não conseguiam lidar com a quantidade de dados produzidos pelos dispositivos IOT (Internet das Coisas). Com mais conexões de dispositivos entrando em operação on-line e o desenvolvimento de uma rede 5G pronta para suportar essas conexões, prevemos que a primeira cidade realmente inteligente seja construída em 2021.

Os principais centros metropolitanos em países como os EUA, China e Índia estão liderando suas próprias iniciativas de cidades inteligentes; é somente uma questão de quem chegará em primeiro lugar.

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Serviço de campo assume um novo papel

À medida que os consumidores começarem a usar mais dispositivos conectados, os técnicos de serviço de campo necessitarão de capacidade para gerenciar todos os dispositivos recém-conectados. Conforme mostrado em nossa pesquisa de serviços conectados realizada no ano passado, 84% dos consumidores disseram que gostariam de ter ajuda de um recurso técnico qualificado para conectar somente de dois a cinco dispositivos.

Em 2021, prevemos que os técnicos de serviço de campo terão funções expandidas, indo além de um decodificador para dispositivos como smartphones, lavadoras e secadoras. Também esperamos que os técnicos forneçam aos consumidores mais experiências semelhantes ao Uber, onde eles possam visualizar o status do técnico, tempo da unidade e realizarem agendamentos sob demanda. Os técnicos também poderão usar realidade aumentada e virtual para auxiliá-los na instalação e reparo de dispositivos.

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Transformação Digital

A transformação digital vai elevar a sua empresa para outro patamar. Saiba como obter melhores resultados e desempenhos aprimorados.

A transformação digital é um processo estratégico utilizado por empresas para alavancarem os negócios por meio de artifícios da tecnologia para aprimorar todas as áreas.

Pode não parecer, mas a transformação digital ainda está engatinhando em boa parte das empresas brasileiras. Segundo um levantamento feito pela PWC, apenas 9% das empresas do país se consideram preparadas para essa transformação.

O objetivo da transformação digital é melhorar a qualidade dos serviços, garantindo resultados aprimorados. Essa transformação, embora tenha o objetivo de aprimorar os resultados com o auxílio da tecnologia, tem como foco principal no sucesso do cliente.

A transformação digital está empenhada em entregar ao cliente o melhor serviço possível, indo desde um produto ou serviço de qualidade, até o atendimento feito no pré-compra e no pós-compra.

A implementação dessa estratégia é composta por três pilares, são eles:

  1. O sucesso do cliente: para garantir que o seu negócio tenha sucesso, o cliente precisa se sentir satisfeito com o serviço prestado e o produto adquirido, para isso, a transformação digital tem foco em estratégias como entender o seu público, um relacionamento digital eficiente e de qualidade, etapas de vendas simples e um atendimento ao cliente extremamente eficaz e com custo competitivo.
  2. Processos operacionais: na expectativa de criar um produto de qualidade e um atendimento focado no sucesso do cliente, é importante que os processos operacionais estejam sendo produzidos da melhor forma possível, como: uma comunicação interna funcional, setores interligados e tomadas de decisões claras para todos os envolvidos.
  3. Modelo de negócios: de acordo com a evolução da empresa em relação à transformação digital, muitas mudanças acontecerão lá dentro, dentre elas o modelo de negócios. Isso porque haverá uma diversificação dos produtos e nos modelos de venda, como a criação de e-commerces para expandir as fronteiras e gestão de serviços na nuvem.

Transformação Digital: tudo que você precisa saber

A era da transformação digital está aí para melhorar os resultados da sua empresa. Não se esqueça que nessa estratégia, o sucesso do cliente precisa estar sempre em primeiro lugar.

Por isso, ofereça um bom atendimento, opções de comunicação, segurança e claro, os seus serviços e produtos sempre com a melhor qualidade possível.

Dessa forma, não se esqueça de criar um bom planejamento digital para a implementação de um ambiente conectado. Fique ligado nas possibilidades do mercado, nas novas áreas e como quebrar os desafios impostos pela transformação digital.

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