Telecom: O que é?

Saiba tudo sobre o setor de telecomunicações:

A comunicação com os clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros é determinante em todas as empresas. Tudo isso está contemplado dentro do segmento de telecomunicações.

Telecom: o que é? Saiba tudo sobre o setor de telecomunicações:

A comunicação com os clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros é determinante em todas as empresas. Tudo isso está contemplado dentro do segmento de telecomunicações. Mesmo assim, é comum encontrar várias pessoas e empresas que não conhecem muito bem as soluções telecom ou, ainda mais, não sabem se precisam deles ou não, o que pode trazer consequências bastante sérias.

São soluções conjuntas de conectividade, como Internet Corporativa (Link Dedicado), Audio & VideoconferênciaTelefonia Voip (Telefonia IP / Voip) e a transformação digital contribuem ativamente na implantação da IOT (Internet das Coisas), trazendo benefícios tanto para os gestores quanto para equipe interna, fornecedores, clientes, parceiros e clientes.   

Graças à fluidez no repasse de informações, todas as tarefas da empresa podem ser feitas de forma rápida, porém mantendo a segurança e a qualidade.

Os dados digitalizados permitem uma tomada de decisão ágil e assertiva por parte dos gestores. Além disso, com um sistema centralizado em operação, o setor de TI também tem suas tarefas otimizadas.

Na mesma medida em que a Comunicações Unificadas é implantada nos processos de gestão ou na linha de produção de organizações, há a economia de recursos e de gastos. É importante frisar que essa não é uma exclusividade de grandes corporações, muito pelo contrário.  

rapidez nos processos de comunicação e na tomada de decisão, já são requisitos obrigatórios para o sucesso na maioria das organizações.

A inovação faz o mundo girar e algumas indústrias estão mais expostas a esse fato do que outras. Sendo assim, o setor de Telecom é um exemplo claro de um setor para o qual a inovação é uma questão de vida ou morte. As mudanças acontecem de forma tão rápida quanto profunda.

Por isso, as telecomunicações são a base de um setor com crescimento acelerado. De acordo com a Insight Research, a receita de serviços de telecomunicações em todo o mundo aumentou de US $ 2,2 trilhões em 2015 para US $ 2,4 trilhões em 2019.

Devido à expressividade que estas tecnologias ganham a cada dia, é importante estar por dentro de tudo o que acontece neste mercado.

Afinal, já parou para pensar como teríamos enfrentado o período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19 em todo o mundo sem as telecomunicações?

O que é Telecom?

As telecomunicações, ou Telecom, são o nome do sistema que permite a troca de informações por distâncias significativas através de meios eletrônicos e pode se referir a todos os tipos de transmissão de voz, dados e vídeo.

Esse é um termo amplo que inclui uma extensa gama de tecnologias de transmissão de informações. Desta forma, Telecom pode referir-se a telefones (com e sem fio), fibra ótica, satélites, transmissão de rádio e televisão, internet e até os antigos telégrafos.

Apesar das chamadas telefônicas tradicionais serem a tecnologia mais facilmente associada a este mercado, o Telecom atualmente pode ter muito mais a ver com a transmissão de dados do que com voz.

Portanto, mensagens de texto, e-mails, streaming de vídeos e até o acesso à internet de alta velocidade para aplicativos de dados, como serviços de informações em banda larga e entretenimento interativo são difundidos através de redes de telecomunicações.

O que é Telefonia em Nuvem?

Internet Link Dedicado x Banda larga: entenda as diferenças

A revolução constante na indústria de Telecom

Historicamente, os serviços de Telecom lucravam vendendo comunicação de voz por minuto, depois viabilizavam o acesso às redes através da comunicação multicanal (a comunicação de voz se tornava gratuita), e hoje são provedores de conteúdo.

No setor de Telecom, onde o ciclo de vida do produto é extremamente curto, a inovação se tornou uma necessidade e não uma opção. As empresas de telecomunicações precisam desenvolver tecnologias de ponta para sustentar a organização, sistematização e eficiência.

A inovação, portanto, desafia a convergência tecnológica e possui as chaves para o crescimento futuro dos negócios neste setor.

De acordo com o estudo “O paradoxo da inovação no setor de telecomunicações” realizado pela IBM, 80% dos tomadores de decisão de Telecom reconhecem a importância de colaborar com uma ampla gama de parceiros externos, pois 51% das tecnologias que desenvolvem vêm de fontes externas.

Portanto, expandir os horizontes da inovação e desafiar os limites da colaboração significa estar aberto a tecnologias que podem ser adquiridas externamente. Para gerenciar este mix de tecnologia com estratégia, é preciso pensar globalmente e agir rapidamente.

Grande parte das empresas de Telecom já definiram sua estratégia nessa direção. Em decorrência disto, elas se tornaram muito mais do que apenas provedores.

Dispositivos também estão seguindo esta tendência, como o caso da Siri, a assistente de voz inteligente. A Siri foi adquirida pela Apple em 2010 e integrada no iPhone 4S com 2 benefícios imediatos: a integração dentro de 6 meses e o fato de que nenhuma outra plataforma concorrente poderia desenvolver o recurso.

Toda nova tecnologia representa uma vantagem competitiva e a inovação se tornou crucial no setor de telecomunicações.

A adoção da inovação aberta (projetos internos com ideias e tecnologias externas) e a aquisição sistemática de tecnologias desenvolvidas externamente é a principal estratégia que as empresas de Telecom devem ter para estar na vanguarda da indústria.

Tendências que estão transformando o setor de Telecomunicações

Conheça 7 maneiras como as comunicações unificadas aumentam a eficiência operacional

Quais são os principais segmentos da indústria de Telecom?

A indústria de Telecom consiste em três subsetores básicos: equipamentos de telecomunicações, serviços de telecomunicações e comunicação sem fio.

Os principais segmentos desses subsetores incluem:

  • Comunicações sem fio;
  • Equipamentos de comunicação;
  • Sistemas e produtos de processamento;
  • Operadoras de longa distância;
  • Serviços de telecomunicações domésticas;
  • Serviços de telecomunicações internacionais;
  • Serviços de comunicação diversificados;
  • Serviços de Telefonia em nuvem
  • Serviços de conexão internet

A área de crescimento mais rápido do setor, é a comunicação sem fio, à medida que mais e mais métodos de comunicação e computação são desenvolvidos para dispositivos móveis e tecnologia baseada em nuvem.

Esta parte da indústria é o alicerce previsto para a expansão global contínua do setor de telecomunicações.

Portanto, ainda há amplo espaço para crescimento, mesmo em países desenvolvidos: a partir de 2018, a Federal Communications Commission (FCC) informou que aproximadamente um quinto da população rural americana ainda não tem acesso às redes de banda larga, por exemplo.

Quais São as Atribuições de Uma Empresa de Telecomunicações?

O conceito de telecomunicação abrange todas as etapas para o funcionamento de um sistema de comunicações, desde o projeto até sua implantação e manutenção.

Etimologicamente, o prefixo “tele” vem do grego e quer dizer longe. Portanto, as telecomunicações podem ser também definidas como a comunicação à distância.

Com isso, já fica bem mais prático entender algumas das atribuições de uma empresa desse segmento: providenciar tudo o que os clientes precisam para que possam se comunicar à distância com outras pessoas.

Porém, é claro que isso é apenas o topo do iceberg. Existem várias outras atividades que fazem parte dessa área e que são oferecidas a empresas do Brasil e de todo o mundo. Algumas das principais são as seguintes:

Telefonia Fixa

A telefonia fixa já foi um segmento muito mais forte há alguns anos, mas até hoje mantém a sua importância no mercado, principalmente para empresas.

Quem presta esse serviço da área de telecomunicações precisa oferecer aos seus clientes condições para que estes tenham uma ou mais linhas de telefonia fixa, que são os aparelhos de telefone convencionais.

Por mais que a tecnologia para empresas tenha evoluído muito, esse ainda é um serviço muito importante hoje em dia, ainda mais para as empresas de telemarketing e centrais de atendimento ao cliente.

É claro que isso não tira a importância da telefonia fixa para as outras empresas, já que essa é uma das formas mais simples e imediatas de se entrar em contato com elas.

A infraestrutura da telefonia fixa é bem desenvolvida, principalmente nos grandes centros. De acordo com dados da Anatel, no final de 2017 havia 40,8 milhões de linhas de telefonia fixa em todo o Brasil.

O que é Ramal virtual e por que ter na sua empresa?

Internet Fixa

A Internet Fixa é mais uma das soluções fixas que são utilizadas por empresas de todo o mundo. Pode-se dizer, inclusive, que a internet fixa é tão importante (ou até mais) do que a telefonia fixa.

O acesso à rede mundial de computadores permite que qualquer pessoa ou empresa se conecte com clientes, fornecedores, colaboradores e com outras empresas, de forma simples, prática e barata.

A infraestrutura para a instalação da internet fixa é melhor nos grandes centros, embora ela também se estenda para outras regiões. Ainda de acordo com a Anatel, em agosto de 2017, o número de assinantes era de 27,98 milhões.

Link dedicado - 10 razões para sua empresa mudar para o link dedicado

Será Que os Serviços de Telecomunicações São Realmente Importantes?

Todas as pessoas podem estar conectadas hoje em dia. Inclusive, com a IOT (Internet das Coisas) e 5G, até mesmo os objetos, veículos e casas podem estar conectados.

Por isso, se qualquer empresa quiser entrar em contato com essas pessoas – e ser encontrada por elas, então não é apenas recomendável que elas contem com serviços de telecomunicações, mas sim obrigatório.

Com certeza, ao aliar o setor de telecomunicações a um serviço de gestão de telecom, sua empresa terá muito a ganhar e estará dentro das últimas tendências da tecnologia. Assim, a comunicação à distância será muito mais eficiente!

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Oferecemos soluções gerenciadas de UCaaS que agilizam as comunicações e aumentam a eficiência.

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferênciaTelefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI.

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

Compartilhar