Como o VoIP está mudando o setor de telecomunicações

Saiba mais sobre esta verdadeira revolução em telecom

Indústrias inteiras e setores comerciais podem muitas vezes se arrastar por anos sem ver nenhuma mudança significativa. Então, uma tecnologia particularmente disruptiva surge e as coisas nunca mais serão as mesmas. Esse certamente foi o caso no setor de telecomunicações.

Como o VoIP está mudando o setor de telecomunicações:

Indústrias inteiras e setores comerciais podem muitas vezes se arrastar por anos sem ver nenhuma mudança significativa. Então, uma tecnologia particularmente disruptiva surge e as coisas nunca mais serão as mesmas. Esse certamente foi o caso no setor de telecomunicações. Essa indústria está passando por uma mudança sísmica há uma década.

A tecnologia que impulsionou a mudança nas telecomunicações foi a voz sobre o protocolo da Internet ou VoIP. Um sistema telefônico VoIP representa uma maneira inteiramente nova de fazer chamadas de voz. Conforme a tecnologia amadureceu, seu impacto no setor de telecomunicações aumentou. Hoje, o VoIP é a força dominante nas telecomunicações e continua a crescer em influência.

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O que é VoIP?

VoIP é uma nova forma de fazer chamadas de voz. Ou melhor, é uma nova forma de transportar o áudio dessas chamadas. Na telefonia tradicional, o som é traduzido em sinais elétricos. Esses sinais elétricos são então transmitidos por uma rede de linhas telefônicas. Esse sistema é chamado de rede telefônica pública comutada (PSTN).

As chamadas de voz funcionam de maneira muito diferente com o PABX em nuvem VoIP. O áudio não é traduzido em sinais elétricos. Em vez disso, ele é transformado em pacotes de dados de protocolo de Internet (IP). Esses pacotes de dados são então transportados pela Internet de uma extremidade de uma chamada para a outra. Portanto, as chamadas de voz via VoIP são possíveis por meio de laptops, PCs e dispositivos semelhantes. Eles nem sempre precisam de telefones tradicionais.

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Por que o VoIP está em espera?

Nem todas as novas tecnologias capturam a imaginação da mesma forma que o PABX em nuvem VoIP. Muitos desenvolvimentos tecnológicos têm pouco ou nenhum impacto. Especialmente em setores comerciais estabelecidos como as telecomunicações. Por que, então, o PABX em nuvem VoIP se consolidou de forma tão notável? Por que a tecnologia parece que usurpará totalmente a telefonia tradicional?

A resposta está no grande número de vantagens que o VoIP tem sobre a forma mais antiga de telefonia. Agora que a tecnologia VoIP está mais madura e melhor desenvolvida, supera o antigo PSTN em um vasto número de áreas. Todas as vantagens abaixo explicam por que os usuários comerciais e domésticos estão começando a preferir o VoIP.

Custo

Para os usuários finais, fazer chamadas via PABX em nuvem VoIP costuma ser muito mais barato do que via PSTN. No início, o VoIP não precisa de instalações caras de hardware e linhas telefônicas. Em vez disso, um sistema de telefone VoIP pode ser instalado e executado no tempo que leva para instalar o software necessário.

As próprias chamadas também podem ser muito mais baratas quando você usa VoIP. Isso é especialmente verdadeiro para chamadas de longa distância fora de sua área local ou país. A distância geográfica pouco importa para VoIP. Chamadas internacionais e de longa distância não são cobradas com prêmio, como acontece com a telefonia tradicional.

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Conveniência e portabilidade

O negócio moderno não está mais confinado a um único local. A maioria das empresas tem várias instalações e muitas encorajam o trabalho remoto. A telefonia VoIP funciona muito melhor com esse estilo de trabalho moderno e móvel.

Com uma configuração de PABX em nuvem VoIP inteligente, a equipe pode fazer chamadas como se estivessem em um telefone fixo comercial, de qualquer lugar. Isso adiciona um grau extra de profissionalismo ao trabalho em casa. Ele também permite que os funcionários atendam chamadas urgentes em trânsito. Eles podem falar enquanto ainda completam tarefas que precisam que estejam longe de suas mesas.

Colaboração e recursos adicionais

Os sistemas PABX em nuvem VoIP oferecem aos usuários muito mais do que apenas chamadas de voz. Os melhores sistemas PABX em nuvem VoIP existentes são mais bem descritos como um produto de comunicações unificadas. Eles fornecem Comunicações Unificadas como um Serviço. Chamadas de voz, mensagens instantâneas e videoconferência são possíveis por meio de um sistema.

Isso sem mencionar outras características notáveis. Recursos como recepcionistas virtuais e integração com outras soluções de software. Com isso em mente, fica claro que um sistema VoIP pode ser vital para muitas das operações de uma empresa. Os sistemas PABX em nuvem VoIP não apenas facilitam uma melhor comunicação. Eles também podem ajudar empresas como suporte ao cliente e marketing.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que o VoIP oferece aos usuários finais. Novas vantagens da forma mais moderna de telefonia continuam a surgir à medida que a tecnologia amadurece. As empresas e operadoras de telecomunicações, portanto, não têm escolha a não ser sentar e tomar conhecimento do PABX em nuvem VoIP. Se for o tipo de sistema que os clientes desejam, é o que eles devem oferecer.      

No entanto, não são apenas os clientes que irão se beneficiar de uma mudança no atacado para o PABX em nuvem VoIP. Existem algumas vantagens notáveis ​​para as empresas de telecomunicações se o VoIP usurpar o PSTN existente.

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Manutenção

O PSTN tradicional depende de uma infraestrutura obsoleta. As empresas de telecomunicações fornecem seus serviços por meio de uma rede de linha telefônica com fio de cobre desatualizada. À medida que essa rede fica ainda mais velha, o custo de manutenção aumenta exponencialmente.

A rede física de linhas telefônicas também é vulnerável de várias maneiras. Tudo, desde mau tempo a atos aleatórios de vandalismo, pode afetá-lo. As empresas de telecomunicações podem manter e consertar serviços fornecidos por VoIP com muito mais facilidade.

O futuro do setor de telecomunicações

Até agora, explicamos por que o PABX em nuvem VoIP se estabeleceu. Apresentamos as vantagens que a tecnologia PABX em nuvem Voip oferece e como sua disseminação faz sentido tanto para operadoras quanto para usuários finais. O que tudo isso significa, porém, para o futuro do setor de telecomunicações? É um negócio fechado que o VoIP irá substituir a telefonia tradicional e ser a única tecnologia de chamada de voz do futuro?

A aceitação do VoIP está se acelerando rapidamente na América do Norte e no mundo. Alguns especialistas chegam a prever que a tecnologia poderia substituir inteiramente o PSTN até 2030. À luz dessa tendência, as principais empresas de telecomunicações já estão fazendo movimentos significativos.

Muitas vezes sem o conhecimento de seus clientes, muitas das maiores empresas já fornecem serviços de telefonia fixa via PABX em nuvem VoIP. As agências reguladoras dos EUA também estão tomando medidas. Há alguns anos, eles aprovam e observam testes de campo para redes VoIP completas.

A atitude abrangente de tais agências reguladoras é mais uma vez melhor resumida pelo Ofcom do Reino Unido. Em um relatório sobre o futuro dos serviços de telefonia fixa, eles explicaram sua visão de VoIP e PSTN:

“A PSTN está chegando ao fim de sua vida útil e se tornando cada vez mais difícil e cara de manter ... Reconhecemos que a migração para VoIP é necessária para garantir o fornecimento contínuo de serviços de telefonia fixa confiáveis, visto que a PSTN não pode mais ser sustentada em a longo prazo.”

Há consenso em todos os lados - e em todo o mundo - de que VoIP é o futuro do setor de telecomunicações. Para sobreviver e prosperar no futuro, todas as empresas de telecomunicações devem (pelo menos de alguma forma) se tornar empresas de PABX em nuvem VoIP.

As empresas do setor já estão avançando nessa direção. Muitas empresas de telecomunicações tradicionais estão encontrando maneiras de expandir e diversificar suas ofertas. Gigantes das telecomunicações nos Estados Unidos como Verizon, T-Mobile e AT&T estão se fundindo ou adquirindo outros provedores de PABX em nuvem VoIP.

A BDO é uma empresa de consultoria e finanças de renome mundial. Tom Mannion é o diretor de avaliação e análise de negócios. Ele explicou o pensamento por trás dos movimentos que essas grandes empresas estão fazendo:

“Estamos vendo empresas de telecomunicações gigantes como a Verizon e a AT&T fazerem operações de fusões e aquisições em grande escala que visam claramente fora de seus limites tradicionais da indústria. Este é, de certa forma, um caso de 'a melhor defesa é um bom ataque' contra a indústria de tecnologia, que tem conquistado quotas de mercado das telecomunicações graças a tecnologias como streaming online, na forma de Netflix e Voice over IP (VoIP) com serviços como Skype e WhatsApp.”

Enquanto isso, operadoras menores e provedores de PABX em nuvem VoIP estão se fundindo cada vez mais. Isso é uma tentativa de afastar o crescente interesse dos gigantes das telecomunicações em seu nicho. Em todos os lados, movimentos estão sendo feitos para posicionar melhor as empresas para fornecer PABX em nuvem VoIP. O futuro do setor de telecomunicações está tomando forma para valer. PABX em nuvem VoIP se tornará a tecnologia dominante.

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