Desmascarando os mitos do VoIP:

Sim, seu sistema telefônico funcionará se a Internet cair.

Claro, a Telefonia em nuvem VoIP existe há anos. Mas, infelizmente, ainda é muito mal compreendido. Muitos líderes de negócios estão confusos, intimidados ou mal-informados sobre os recursos do VoIP. Vamos dedicar alguns minutos para desmascarar três mitos populares que podem estar impedindo você de mudar para o VoIP.

Desmascarando os mitos do VoIP: Sim, seu sistema telefônico funcionará se a Internet cair

Claro, a Telefonia em nuvem VoIP existe há anos. Mas, infelizmente, ainda é muito mal compreendido. Muitos líderes de negócios estão confusos, intimidados ou mal-informados sobre os recursos do VoIP. Vamos dedicar alguns minutos para desmascarar três mitos populares que podem estar impedindo você de mudar para o VoIP.

O que é Telefonia em Nuvem?

Mito nº 1: Se minha internet cair, meu sistema de telefonia VoIP hospedado também cairá.

Muitos provedores de VoIP hospedados usam vários data centers, garantindo que seu sistema de telefonia VoIP nunca caia. Em vez disso, se houver uma interrupção na Internet, seu serviço será distribuído entre os diferentes servidores nos diferentes data centers. Essa estrutura oferece a redundância final. A chave é encontrar um provedor que use vários centros de dados para redundância.

E se por algum motivo o prédio de sua empresa estivesse inacessível, seu provedor de VoIP hospedado simplesmente redirecionaria todas as suas chamadas para os aplicativos softphone instalados em seus telefones celulares ou outros escritórios para que os clientes nunca soubessem que há um problema. O provedor deve ser capaz de rotear essas chamadas para telefones diferentes, dependendo do tipo de chamada recebida. Essas mudanças podem ser feitas em minutos, não em horas ou dias.

  • Dica profissional: certifique-se de que seu provedor tenha um contrato de nível de serviço (SLA) em vigor para esse tipo de switch, de modo que sua empresa possa ter a confiança necessária para garantir que está imune a quase qualquer tipo de catástrofe que possa surgir em seu caminho.

Como o VoIP está mudando o setor de telecomunicações

Mito nº 2: a qualidade do som VoIP é terrível.

A qualidade de som do VoIP é muito melhor do que as linhas analógicas, exceto quando você não tem largura de banda de internet suficiente. Quando o VoIP é emparelhado com a largura de banda apropriada e dispositivos de primeira linha, a qualidade do som será muito mais clara do que as linhas telefônicas tradicionais.

  • Dica profissional: Encontre um provedor que entenda a importância de colocar uma internet de qualidade em camadas com VoIP e exija uma certa largura de banda antes de vender serviços de telefonia.

O que o VoIP tem a ver com a telefonia 4.0?

Mito nº 3: Meu negócio é muito pequeno para VoIP hospedado.

Todas as empresas podem se beneficiar do VoIP. O provedor certo pode compartilhar com você exemplos de clientes como você que estão prosperando devido às opções e recursos robustos de VoIP.

Por exemplo, você sabia que os telefones VoIP não estão limitados a um determinado número de chamadas recebidas? Em sistemas telefônicos tradicionais, se uma pequena empresa adquirir duas linhas, apenas duas pessoas poderão ligar ao mesmo tempo. Com a telefonia em nuvem VoIP, esse cenário nunca acontece porque as empresas não têm "linhas". Em vez disso, os usuários VoIP hospedados têm uma quantidade ilimitada de chamadas recebidas ao mesmo tempo e são direcionadas para filas de espera, diferentes correios de voz ou redirecionadas para um serviço de atendimento ou uma pessoa em outro escritório.

Indústrias inteiras e setores comerciais podem muitas vezes se arrastar por anos sem ver nenhuma mudança significativa. Então, uma tecnologia particularmente disruptiva surge e as coisas nunca mais serão as mesmas. Esse certamente foi o caso no setor de telecomunicações. Essa indústria está passando por uma mudança sísmica há uma década.

A tecnologia que impulsionou a mudança nas telecomunicações foi a voz sobre o protocolo da Internet ou VoIP. Um sistema telefônico VoIP representa uma maneira inteiramente nova de fazer chamadas de voz. Conforme a tecnologia amadureceu, seu impacto no setor de telecomunicações aumentou. Hoje, o VoIP é a força dominante nas telecomunicações e continua a crescer em influência.

Conheça os 6 principais benefícios para utilizar telefonia IP ou Voip nas empresas

O que é VoIP?

VoIP é uma nova forma de fazer chamadas de voz. Ou melhor, é uma nova forma de transportar o áudio dessas chamadas. Na telefonia tradicional, o som é traduzido em sinais elétricos. Esses sinais elétricos são então transmitidos por uma rede de linhas telefônicas. Esse sistema é chamado de rede telefônica pública comutada (PSTN).

As chamadas de voz funcionam de maneira muito diferente com o VoIP. O áudio não é traduzido em sinais elétricos. Em vez disso, ele é transformado em pacotes de dados de protocolo de Internet (IP). Esses pacotes de dados são então transportados pela Internet de uma extremidade de uma chamada para a outra. Portanto, as chamadas de voz via VoIP são possíveis por meio de laptops, PCs e dispositivos semelhantes. Eles nem sempre precisam de telefones tradicionais.

Nem todas as novas tecnologias capturam a imaginação da mesma forma que o VoIP. Muitos desenvolvimentos tecnológicos têm pouco ou nenhum impacto. Especialmente em setores comerciais estabelecidos como as telecomunicações. Por que, então, a telefonia em nuvem VoIP se consolidou de forma tão notável? Por que a tecnologia parece que usurpará totalmente a telefonia tradicional?

A resposta está no grande número de vantagens que o VoIP tem sobre a forma mais antiga de telefonia. Agora que a tecnologia VoIP está mais madura e melhor desenvolvida, supera o antigo PSTN em um vasto número de áreas. Todas as vantagens abaixo explicam por que os usuários comerciais e domésticos estão começando a preferir o VoIP.

Conheça as 11 principais Estatísticas sobre VoIP que provam a importância da tecnologia para os negócios

Custo

Para os usuários finais, fazer chamadas via VoIP costuma ser muito mais barato do que via PSTN. No início, o VoIP não precisa de instalações caras de hardware e linhas telefônicas. Em vez disso, um sistema de telefone VoIP pode ser instalado e executado no tempo que leva para instalar o software necessário.

As próprias chamadas também podem ser muito mais baratas quando você usa VoIP. Isso é especialmente verdadeiro para chamadas de longa distância fora de sua área local ou país. A distância geográfica pouco importa para VoIP. Chamadas internacionais e de longa distância não são cobradas com prêmio, como acontece com a telefonia tradicional.

Substituindo o PABX analógico pela telefonia na nuvem: produtividade e redução de custos

Conveniência e portabilidade

O negócio moderno não está mais confinado a um único local. A maioria das empresas tem várias instalações e muitas encorajam o trabalho remoto. A telefonia VoIP funciona muito melhor com esse estilo de trabalho moderno e móvel.

Com uma configuração de VoIP inteligente, a equipe pode fazer chamadas como se estivessem em um telefone fixo comercial, de qualquer lugar. Isso adiciona um grau extra de profissionalismo ao trabalho em casa. Ele também permite que os funcionários atendam chamadas urgentes em trânsito. Eles podem falar enquanto ainda completam tarefas que precisam que estejam longe de suas mesas.

O que é Ramal virtual e por que ter na sua empresa?

Colaboração e recursos adicionais

Os sistemas VoIP oferecem aos usuários muito mais do que apenas chamadas de voz. Os melhores sistemas VoIP existentes são mais bem descritos como um produto de comunicações unificadas. Eles fornecem Comunicações Unificadas como um Serviço. Chamadas de voz, mensagens instantâneas e videoconferência são possíveis por meio de um sistema.

Isso sem mencionar outras características notáveis. Recursos como recepcionistas virtuais e integração com outras soluções de software. Com isso em mente, fica claro que um sistema VoIP pode ser vital para muitas das operações de uma empresa. Os sistemas VoIP não apenas facilitam uma melhor comunicação. Eles também podem ajudar empresas como suporte ao cliente e marketing.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que o VoIP oferece aos usuários finais. Novas vantagens da forma mais moderna de telefonia continuam a surgir à medida que a tecnologia amadurece. As empresas e operadoras de telecomunicações, portanto, não têm escolha a não ser sentar e tomar conhecimento do VoIP. Se for o tipo de sistema que os clientes desejam, é o que eles devem oferecer.      

No entanto, não são apenas os clientes que irão se beneficiar de uma mudança no atacado para o VoIP. Existem algumas vantagens notáveis ​​para as empresas de telecomunicações se o VoIP usurpar o PSTN existente.

Comunicações Unificadas (Unified Communications) como ferramenta de gestão de negócios & gestão de redução de custos.

VoIP; A tecnologia do futuro, hoje

Ainda levará vários anos antes que o setor de telecomunicações aposente completamente a PSTN. Esse dia está chegando, no entanto. Quando isso acontecer, o VoIP será, sem dúvida, a tecnologia que substituirá a telefonia tradicional. Reguladores, empresas de telecomunicações e usuários finais já decidiram. Eles concordam que VoIP é a solução de telefonia mais viável do futuro.

No futuro, as telecomunicações não dependerão de linhas telefônicas e infraestrutura relacionada. Em vez disso, suas principais forças motrizes serão as velocidades de conexão e outros fatores semelhantes. Empresas e usuários domésticos que já mudaram para VoIP estão usando a tecnologia do futuro, hoje.

Conheça 7 maneiras como as comunicações unificadas aumentam a eficiência operacional

Redução de custos com telefonia

Após a instalação da rede VoIP, a gestão já consegue perceber diferença nos valores das faturas referentes à telefonia. Isso porque as operadoras convencionais praticam preços bem mais altos do que as operadoras de telefonia em nuvem, e os motivos estão diretamente ligados à redução de estrutura física. Essa, por sua vez, requer menos custos de atualização e de manutenção.

Com um local de trabalho otimizado, portanto, além de oferecer mais oportunidades para a empresa, como a inclusão de novos departamentos ou a expansão das atividades, colaboradores e clientes que visitam as dependências da organização sentem mais bem-estar.

Como o Pabx em nuvem reduz custos na prática?

Melhor qualidade de atendimento

Por tratar-se de uma tecnologia digital, as chamadas contam com uma qualidade muito superior em relação às que são efetuadas pela estrutura de telefonia convencional. Até porque o VoIP oferece mais estabilidade e maior clareza nas ligações. Tudo isso faz com que o atendimento ganhe mais qualidade e agilidade também.

Comunicações Unificadas como serviço: Como as UCaaS estão facilitando e organizando as comunicações empresariais

Como implementar a tecnologia em nuvem na sua empresa?

Implementar essa vantajosa solução é muito simples. Todo o serviço é executado pela empresa contratada para isso e quem deve se preocupar com todos os detalhes é ela. No entanto, alguns aspectos importantes devem ser observados antes de firmar uma parceria como essa, tais como:

  • a rota de telefonia que a operadora utiliza;
  • a qualidade do suporte oferecido;
  • o conceito da operadora no mercado;
  • a velocidade da internet da sua empresa.

Se você gostou deste post e quer saber ainda mais sobre telefonia em nuvem, fale conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em poder ajudar na transformação da comunicação e dos resultados do seu negócio para melhor, é claro!

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Oferecemos soluções gerenciadas de UCaaS que agilizam as comunicações e aumentam a eficiência.

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferênciaTelefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI.

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

Compartilhar