Tendências tecnológicas

As tendências tecnológicas do escritório de advocacia do futuro.

Com as mudanças no mercado, hoje trouxemos algumas das tendências que você deve ficar atento e adaptar o modelo do seu escritório de advocacia para sobreviver no futuro.

Tendências tecnológicas do escritório de advocacia do futuro

Os novos paradigmas da tecnologia vêm remodelando vários aspectos da vida e das relações coletivas, incluindo o direito e a economia. Com as mudanças no mercado, hoje trouxemos algumas das tendências que você deve ficar atento e adaptar o modelo do seu escritório de advocacia para sobreviver no futuro.

Novas tecnologias são lançadas diariamente. As descobertas e o surgimento de novas ideias modificam a nossa vida e o modo de pensar do homem e isto, propõem direções que antes eram somente sonhos ambiciosos.

Essas mudanças afetam todas as áreas em que o homem atua, inclusive os escritórios jurídicos.

A advocacia do futuro é aquela construída em um escritório que não mais ignora o poder da tecnologia, ou seja, diz respeito a uma categoria de profissionais que já reconhecem a importância de ter as inovações como aliadas.

Esses “novos” advogados geralmente estão sempre atentos ao que há de novidade no meio. Como benefício, buscam analisar aquilo que pode somar na sua rotina de trabalho. Para estes, a boa notícia é que hoje em dia não faltam opções.

Quem decide se render a tecnologia entende do impacto nas muitas frentes do mercado. Como consequência disso, é possível exercer um papel importante na renovação do mundo jurídico.

Com a utilização da tecnologia é possível melhorar a eficiência no atendimento e otimizar tanto a captação de clientes quanto à agilidade nos processos. Em outras palavras isso significa estar na frente da concorrência.

Continue a leitura e confira como será o futuro dos escritórios de advocacia. Um futuro que já está bem próximo!

A transformação digital dos escritórios de advocacia

Softwares jurídicos

Não podemos abordar o futuro dos escritórios de advocacia sem citar os softwares. Há muitos anos, eles vêm exercendo um papel de destaque no mercado mundial e no mundo dos negócios.

As empresas desenvolvedoras de softwares têm se dedicado a criar produtos que atendam determinados segmentos, como a gestão financeira e fiscal, controle de estoque, clínicas médicas, área da educação, escritórios jurídicos e entre outros.

A principal característica destes programas é a automação de tarefas, já que eles permitem agilizar atividades, principalmente as mais repetitivas, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.

Com a missão de promover a facilidade nas rotinas dos advogados, existem ferramentas posicionadas em diferentes vertentes que oferecem benefícios, como:

  • Cadastro de novos parceiros da área jurídica;
  • Geração de faturas, notas fiscais e boletos;
  • Recolhimento e análise de informações jurídicas;
  • Cadastro de clientes;
  • Automação de registro de dados relativos a processos;
  • Automatização de documentos jurídicos;
  • Acompanhamento do ciclo de vida de processos e contratos de clientes.

Nem todos os softwares são complexos, pois existem simples aplicativos que podem ajudar na gestão de escritórios de advocacia, podendo ser instalados em smartphones, tablets e notebooks.

Como o setor jurídico e a TI podem trabalhar juntos para adaptar a empresa à LGPD?

Chatbots:

Um dos fatores de sucesso de um escritório é o atendimento rápido e fácil. Aqueles que valorizam sua clientela, garantem o retorno em novas causas, contratos duradouros e até indicações.

Contudo, os escritórios de advocacia gastam muito tempo respondendo clientes, atendendo possíveis contratantes ou tirando dúvidas simples em reuniões e e-mails que tomam o tempo em que o advogado poderia redigir peças, ir em audiências etc.

Com certeza é preciso conversar diretamente com o cliente, mas existe uma opção que ajuda a diminuir o tempo de consultas jurídicas, que é o uso de chatbots (chat = conversa e bot = robô). Eles são softwares de comunicação automatizada que respondem perguntas online e interagem com o destinatário.

A maioria deles possuem capacidade de respostas ilimitadas e se inicia com perguntas mais comuns ou ofertando opções padronizadas de questionamentos para os quais já se tenham respostas prontas. Alguns são dotados de inteligência artificial, que permite que desenvolvam habilidades de interpretação e com respostas elaboradas.

A importância das comunicações unificadas para escritórios de advocacia

Espaços colaborativos de coworking

A concorrência está perdendo espaço para o compartilhamento e os escritórios compartilhados (coworkings) demonstram essa nova realidade.

Com essa nova forma de organização de trabalho, os profissionais do Direito podem dividir o mesmo espaço para trabalhar em suas atividades. Assim, compartilham clientes e experiências, ampliando seu networking.

O coworking favorece tanto os profissionais quanto os clientes. Para o primeiro reduz os custos, como aluguel de salas e funcionários, pois as despesas são divididas entre todos. Também fica mais fácil encontrar clientes, considerando que um advogado pode indicar seu colega para resolver questões em que ele mesmo não é especializado. Individualmente, cada um pode alavancar sua rede de contatos a partir dos conhecimentos dos colegas. Já o cliente pode encontrar tudo o que precisa em um único lugar: especialistas em Direito do Trabalho, Previdência Social, Direito Criminal, causas cíveis e assim por diante.

Quais são os desafios que a LGPD traz para o time de TI?

Marketing jurídico

O objetivo do marketing jurídico é gerar a venda de serviços, ou seja, atrair para que a pessoa sinta confiança para fechar o negócio com o profissional.

Hoje em dia, os advogados estão elaborando estratégias para conquistar clientes. Uma das ideias praticadas e que a OAB não impõe nenhuma restrição quanto ao uso pelos advogados é o marketing de conteúdo.

Quando mais disponibilizar conhecimentos sobre os problemas jurídicos, aproximando-se do cliente por meio da internet, redes sociais e blogs, mas ele será reconhecido como especialista e conseguirá melhorar a sua atuação.

Além disto, outras possibilidades do marketing é o investimento em sistemas de CRM, que ajudam a melhorar o relacionamento com o seu público, personalizando o atendimento e atendendo suas reais expectativas.

Como as comunicações unificadas podem melhorar seu escritório de advocacia

Armazenamento em nuvem

Não só no meio jurídico, mas esta tecnologia vem se tornando cada vez mais popular em diversos segmentos. O armazenamento em nuvem traz a possibilidade de salvar arquivos na internet (nuvem) e compartilhá-lo com outras pessoas.

Atualmente, os escritórios de advocacia podem guardar documentos seja em um sistema de nuvem próprio ou de terceiros.

Advogados, estagiários e funcionários conseguem acessar e editar as peças sem ter que usar o mesmo computador de quem os criou.

Como garantir a segurança do seu negócio na nuvem

Como a cloud computing pode melhorar a segurança de dados na sua empresa?

Link Dedicado através de Fibra Óptica

Projetos que contam com fibra óptica podem transmitir uma quantidade imensurável de dados por segundo, e podem até mesmo integrar diversos sinais em uma mesma fibra, utilizando luzes de cores diferentes. Com ela, as informações podem percorrer distâncias enormes.

Os cabos ópticos podem ser tanto para uso externo, interno, marítimo e subterrâneo. Ou seja, foram desenvolvidos para diversas finalidades. Entre suas vantagens estão:

  • Imunidade a interferência eletromagnética;
  • Possuem dimensões reduzidas;
  • São mais leves;
  • Maior segurança;
  • Melhor relação custo x benefício x tempo;
  • Elevada capacidade de transmissão;
  • Possuem durabilidade.

Link dedicado - 10 razões para sua empresa mudar para o link dedicado

Audioconferência

A Audioconferência é um sistema de comunicação por voz que conecta pessoas em diferentes locais por telefonia em nuvem. A partir do seu uso, é possível criar salas de reunião e gravar os arquivos para consulta ou registro posterior.

A solução é ideal para empresas que possuem fornecedores, parceiros e colaboradores em diferentes localizações e há a necessidade de se comunicar em tempo real.

Hoje, com o crescimento do trabalho home office, por exemplo, é possível marcar reuniões com todos os funcionários de uma mesma área, independente da distância e da localização presencial.

Há modelos para os mais diversos tamanhos de salas, os quais contam com microfones de expansão caso seja necessário maior captação de som.

Para que as conversas sejam seguras, aquele que está comandando a conversa fornece uma senha a todos os participantes da conferência, a qual os identifica e permite o acesso.

Tecnologia de comunicação segura e convergente para seu escritório de advocacia

Videoconferencia

A Videoconferência possibilita a comunicação por meio de áudio e vídeo de forma simultânea e em tempo real, possibilitando ainda o compartilhamento de dados e flexibilização do trabalho home office.

Assim como a solução citada acima, é ideal para empresas que precisam se comunicar com pessoas em outras localidades.

Sua vantagem em relação a audioconferência é a sensação de proximidade entre os participantes, devido ao fato de poder realizar o contato visual em tempo real.

Quando há duas localidades conectadas, o sistema é denominado ponto a ponto. E, se duas ou mais localidades estão em conexão simultânea, é chamado multiponto.

Entre seus benefícios estão a redução de custos com telecomunicações e deslocamento, o aumento da competitividade e eficiência operacional e a otimização do tempo e da produtividade.

AS 3 RAZÕES PELAS QUAIS OS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA PRECISAM DE VOIP E COMUNICAÇÕES UNIFICADAS

Telefonia em nuvem

telefonia em nuvem é um sistema de telefonia PABX por meio do Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, que converte os áudios analógicos em dados que podem ser transmitidos pela rede, porém não precisa de um aparelho específico, mas sim da instalação de um software.

Com equipamentos dotados com a tecnologia em nuvem, além da comunicação por voz, as empresas ainda contam com identificador de chamadas, encaminhamento e reencaminhamento de chamadas, conferência entre várias pessoas e compartilhamento de dados e informações.

VoIP e comunicações unificadas no setor jurídico

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

Como o setor jurídico e a TI podem trabalhar juntos para adaptar a empresa à LGPD?

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferênciaTelefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

 

Compartilhar