Segurança Cibernética

Segurança cibernética VoIP - Quão seguro é o VoIP?

VoIP é uma ferramenta incrível para telecomunicações rápidas, econômicas e convenientes. Muito se tem falado sobre a segurança cibernética VoIP nas notícias.

Segurança cibernética VoIP - Quão seguro é o VoIP?

VoIP é uma ferramenta incrível para telecomunicações rápidas, econômicas e convenientes. Muito se tem falado sobre a segurança cibernética VoIP nas notícias. Como acontece com todos os protocolos de Internet, ele pode ser vulnerável a ataques, mas não precisa ser.

Neste artigo, veremos quais são os riscos de segurança do VoIP e como ele pode se tornar mais seguro. Continue lendo para saber mais sobre segurança cibernética VoIP

O que é VoIP e como funciona?

O VoIP é seguro?

O VoIP funciona através da transferência de dados pela Internet. É uma chamada telefônica feita digitalmente, em vez das linhas telefônicas tradicionais. Por estar na Internet, pode ser hackeado se não for seguro. As chamadas podem ser interceptadas e, em alguns casos, pode ser usado como um portal de acesso aos servidores.

A boa notícia é que o VoIP pode ser protegido usando alguns métodos básicos de segurança cibernética e boas práticas. 

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Quais são os riscos de segurança cibernética com VoIP?

Como os dados estão sendo transferidos pela Internet, eles podem ser interceptados e ouvidos. Isso é particularmente perigoso se você estiver aceitando ou fazendo pagamentos com cartão de crédito pelo telefone ou discutindo informações confidenciais.

Usar VoIP internamente é tão seguro quanto linhas telefônicas tradicionais, contanto que a infraestrutura interna de TI seja segura. As chamadas estão sendo feitas dentro de um sistema interno, de forma que hackers externos não podem interceptar facilmente os dados.

No entanto, quando as chamadas são feitas fora da infraestrutura interna, elas ficam vulneráveis.

Um SIP (Session Initiation Protocol) abre e fecha uma chamada telefônica VoIP. Em termos muito simples, é essencialmente um portal do telefone para a Internet.

Um dos vários outros protocolos transmite os dados da chamada pela Internet e o SIP fecha o portal no final

Como os SIPs não foram projetados para serem seguros, eles podem ser hackeados, permitindo o acesso à chamada ou à infraestrutura de TI.

Isso pode significar que a ligação será ouvida ou ataques mais agressivos podem ser cometidos contra uma rede de TI. Isso pode ser uma falsificação de endereço que leva a um ataque DDOS ( Distributed Denial Of Service) .

Os ataques DDOS podem devastar uma empresa, por isso é essencial que sejam tomadas medidas para proteger o VoIP.

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Como podemos tornar o VoIP seguro?

 A segurança cibernética VoIP pode ser alcançada seguindo alguns passos simples. Essa lista não é exaustiva.

1) Criptografar tudo

A criptografia pode ser uma das maneiras mais eficazes de garantir que as informações transferidas pela Internet não possam ser compreendidas se forem interceptadas.

Isso é altamente vantajoso se seus clientes estão tendo conversas que são delicadas ou que causariam danos à reputação se os detalhes vazassem.

Certifique-se de que haja criptografia no servicer VoIP e SMB e criptografe os dados em vários pontos para torná-lo mais difícil para os hackers.

 

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2) Bloqueie suas senhas

Uma senha forte é a base da segurança cibernética. Veja abaixo algumas formas de melhorar a segurança do seu sistema:

  • Certifique-se de que os roteadores, servidores, switches IP e firewalls tenham senhas fortes. Siga o protocolo de segurança de senha padrão:
  • Uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos
  • Uma senha diferente para cada dispositivo ou plataforma
  • Mais de 12 caracteres
  • Não é uma palavra do dicionário
  • Substituições não óbvias (por exemplo, um zero para um o)

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3) Teste exaustivamente a rede

Invista em testes de penetração regulares.

O teste de penetração, ou Pentest, é quando os sistemas são deliberadamente hackeados por um profissional de TI para ver o quão vulneráveis ​​eles são. Uma vez que os pontos fracos são conhecidos, eles podem ser protegidos.

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4) Use uma VPN

Uma VPN é uma ótima maneira de proteger a transmissão de dados pela Internet. Uma VPN atua essencialmente como uma rede interna, criando uma rede privada pela qual os dados podem ser enviados.

Configurar o VoIP em uma VPN protege o SIP, tornando o portal que ele está abrindo privado e seguro. Eles são virtualmente indetectáveis.

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5) Habilite uma tradução de endereço de rede (NAT)

NAT é um recurso dos roteadores que fornece um endereço IP privado para telefones, computadores e outros dispositivos de Internet.

O endereço IP privado só pode ser visto em sua LAN (Rede de Área Local). Se um endereço IP não pode ser identificado por um hacker, a rede não pode ser manipulada remotamente.

Um telefone VoIP com endereço IP público pode ser hackeado.

 

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O que é VoIP?

VoIP é uma nova forma de fazer chamadas de voz. Ou melhor, é uma nova forma de transportar o áudio dessas chamadas. Na telefonia tradicional, o som é traduzido em sinais elétricos. Esses sinais elétricos são então transmitidos por uma rede de linhas telefônicas. Esse sistema é chamado de rede telefônica pública comutada (PSTN).

As chamadas de voz funcionam de maneira muito diferente com o VoIP. O áudio não é traduzido em sinais elétricos. Em vez disso, ele é transformado em pacotes de dados de protocolo de Internet (IP). Esses pacotes de dados são então transportados pela Internet de uma extremidade de uma chamada para a outra. Portanto, as chamadas de voz via VoIP são possíveis por meio de laptops, PCs e dispositivos semelhantes. Eles nem sempre precisam de telefones tradicionais.

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Colaboração e recursos adicionais

Os sistemas VoIP oferecem aos usuários muito mais do que apenas chamadas de voz. Os melhores sistemas VoIP existentes são mais bem descritos como um produto de comunicações unificadas. Eles fornecem Comunicações Unificadas como um Serviço. Chamadas de voz, mensagens instantâneas e videoconferência são possíveis por meio de um sistema.

Isso sem mencionar outras características notáveis. Recursos como recepcionistas virtuais e integração com outras soluções de software. Com isso em mente, fica claro que um sistema VoIP pode ser vital para muitas das operações de uma empresa. Os sistemas VoIP não apenas facilitam uma melhor comunicação. Eles também podem ajudar empresas como suporte ao cliente e marketing.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que o VoIP oferece aos usuários finais. Novas vantagens da forma mais moderna de telefonia continuam a surgir à medida que a tecnologia amadurece. As empresas e operadoras de telecomunicações, portanto, não têm escolha a não ser sentar e tomar conhecimento do VoIP. Se for o tipo de sistema que os clientes desejam, é o que eles devem oferecer.      

No entanto, não são apenas os clientes que irão se beneficiar de uma mudança no atacado para o VoIP. Existem algumas vantagens notáveis ​​para as empresas de telecomunicações se o VoIP usurpar o PSTN existente.

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VoIP; A tecnologia do futuro, hoje

Ainda levará vários anos antes que o setor de telecomunicações aposente completamente a PSTN. Esse dia está chegando, no entanto. Quando isso acontecer, o VoIP será, sem dúvida, a tecnologia que substituirá a telefonia tradicional. Reguladores, empresas de telecomunicações e usuários finais já decidiram. Eles concordam que VoIP é a solução de telefonia mais viável do futuro.

No futuro, as telecomunicações não dependerão de linhas telefônicas e infraestrutura relacionada. Em vez disso, suas principais forças motrizes serão as velocidades de conexão e outros fatores semelhantes. Empresas e usuários domésticos que já mudaram para VoIP estão usando a tecnologia do futuro, hoje.

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