Comunicações Unificadas (Unified Communications)

Comunicações Unificadas (Unified Communications) como ferramenta de gestão de negócios & gestão de redução de custos.

O termo vem do inglês, Unified Communications, e significa uma inovação tecnológica, fator base na implantação da transformação digital da empresa em que há o uso de uma única plataforma na união e gerenciamento de todos os equipamentos tecnológicos relacionados ao sistema de gerenciamento de comunicação de uma organização.

Comunicações Unificadas (Unified Communications) como ferramenta de gestão de negócios & gestão de redução de custos.

O ambiente corporativo vem sofrendo mudanças em seus processos, em grande parte por meio da aplicação das mais diversas tecnologias em comunicações para o aumento da competitividade e resultados. A esse conceito dá-se o nome de Comunicações Unificadas.

Antes da pandemia, trabalhar de casa era considerado por muitos como uma vantagem, não o padrão. E então, chamadas generalizadas para ficar em casa forçaram escritórios, escolas, restaurantes, shoppings e centros de eventos a fecharem suas portas, acelerando a adoção do trabalho remoto, praticamente do dia para a noite.

Organizações que usam as Comunicações Unificadas como Serviço, ou tecnologia UCaaS, puderam fazer a transição para um modelo de trabalho em casa com muito mais facilidade do que aquelas que dependem de soluções locais e multiplataforma.

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

O que são comunicações unificadas?

O termo vem do inglês, Unified Communications, e significa uma inovação tecnológica, fator base na implantação da transformação digital da empresa em que há o uso de uma única plataforma na união e gerenciamento de todos os equipamentos tecnológicos relacionados ao sistema de gerenciamento de comunicação de uma organização, permitindo que sejam acessados tanto presencial quanto remotamente.

Seus principais objetivos são otimizar a gestão, de maneira com que as tarefas sejam simplificadas, a performance seja elevada e distâncias entre metas e resultados sejam reduzidas. Isso, certamente, se reflete na produtividade e em uma maior lucratividade

Comunicações Unificadas como serviço: Como as UCaaS estão facilitando e organizando as comunicações empresariais

O que é UCaaS?

A UCaaS pode ser dividida em dois elementos: “Comunicações Unificadas” e “como Serviço”.

Comunicações Unificadas refere-se a uma única plataforma que entrega uma série de serviços de comunicação. Esses serviços podem variar dependendo da organização, mas normalmente incluem:

  • Vídeo, áudio e webconferência
  • Comunicações de voz/telefonia empresarial
  • Mensagens instantâneas/chat

Como Serviço significa uma tecnologia hospedada na nuvem, o oposto de uma solução local. As comunicações baseadas em nuvem oferecem maior flexibilidade, permitindo que os usuários se adaptem rapidamente a um ambiente de negócios em constante mudança.

De acordo com a Frost & Sullivan, o mercado global de UCaaS deverá se expandir a uma taxa de crescimento anual de dois dígitos até 2025. As comunicações unificadas são um investimento estratégico para empresas que buscam melhorar suas comunicações em um ambiente de trabalho cada vez mais virtual.

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As UCaaS são adequadas para o seu negócio?

Se sua organização se desdobra entre vários provedores de comunicação diferentes, ela não é a única.

Porém, usar videoconferência para reuniões de departamento interno, serviço VoIP para chamadas de vendas e uma plataforma de webinar separada para sessões de treinamento de colaboradores em grande escala cria uma experiência de usuário fragmentada. Esse grande atrito entre as comunicações do cliente e do colaborador impõe uma carga maior às equipes de TI no sentido de fornecer suporte a diferentes soluções.

Muitos locais de trabalho modernos estão migrando para o modelo UCaaS como uma forma de enfrentar esses desafios. A unificação das soluções de comunicação reduz a complexidade, estimula o trabalho em conjunto e permite fluxos de trabalho mais simplificados em toda a empresa.

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Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Todas as empresas que nasceram pequenas e conseguiram se tornar grandes possuem alguns fatores em comum para explicar seu sucesso. Um dos pontos mais fundamentais para desenvolver um empreendimento é saber dar a devida importância à comunicação, tanto interna quanto externa.

Com o avanço das tecnologias, as organizações passaram a utilizar cada vez mais aparelhos e aplicativos de comunicação. Embora essas diversas ferramentas sejam ótimas por permitirem a comunicação remota e em tempo real, as gestões delas podem ser complicadas. É para resolver essa situação que a Comunicação Unificada (UC) foi desenvolvida.

Entenda como esse tipo de plataforma funciona, conheça os seus beneficios para as empresas e ainda entenda como a Comunicação Unificada colabora para uma maior competitividade. Acompanhe:

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Comunicação Unificada: simplificando a gestão dos canais de comunicação

A Comunicação Unificada – em inglês, Unified Communications (UC) – chegou para revolucionar o gerenciamento dos diferentes canais de comunicação usados pelas empresas.

Além do telefone, hoje, o contato com clientes, parceiros e entre os funcionários é realizado por meio de diversas ferramentas como: e-mail, mensagens instantâneas, videoconferência, entre outras.

Por isso, as empresas passaram a ter a necessidade de contar com uma plataforma única para que todos esses canais pudessem ser gerenciados de uma forma menos complexa e acessados de qualquer lugar. Foi a partir dessa busca por simplificação que a Comunicação Unificada se originou.

Com a evolução, endereços de e-mail, telefones fixos e móveis, aparelhos de videoconferência e diversos outros canais de comunicação são unificados. Além de reduzir a complexidade, essa tecnologia otimiza processos gerencias e os torna mais eficientes.

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Os principais benefícios da Comunicação Unificada

Ao integrar os diferentes canais de comunicação, a Comunicação Unificada cria um sistema no qual todos os colaboradores da empresa podem acessar tudo o que precisam, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Investimento que garante maior competitividade

Diferenciar-se da concorrência é um desafio constante para as empresas, cujos desafios envolvem estar sempre em busca de melhoria nos processos e do aumento da eficiência para atender as demandas de seus clientes. Para não ficar para trás, as empresas precisam estar atentas e prontas para investir na transformação digital e buscar sempre tecnologias para redução de custos nas empresas.

Sabendo dos benefícios da Comunicação Unificada, você deve ter percebido o potencial revolucionário dessa tecnologia para os processos de qualquer negócio. Isso porque, ao simplificar tarefas e permitir um fluxo de comunicação contínuo, a UC proporciona maior eficiência e qualidade para o desempenho dos colaboradores.

Portanto, se a sua empresa deseja conquistar mais espaço no mercado e se destacar das concorrentes, você precisa investir em comunicação unificada o quanto antes!

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Conheça em detalhes as principais soluções

Agora que você já sabe mais sobre o conceito e sua importância, conheça em detalhes as soluções mais adequadas para as organizações:

Audioconferência

A Audioconferência é um sistema de comunicação por voz que conecta pessoas em diferentes locais por telefonia IP ou rede comum de telefonia. A partir do seu uso, é possível criar salas de reunião e gravar os arquivos para consulta ou registro posterior.

A solução é ideal para empresas que possuem fornecedores, parceiros e colaboradores em diferentes localizações e há a necessidade de se comunicar em tempo real.

Hoje, com o crescimento do trabalho home office, por exemplo, é possível marcar reuniões com todos os funcionários de uma mesma área, independente da distância e da localização presencial.

Há modelos para os mais diversos tamanhos de salas, os quais contam com microfones de expansão caso seja necessário maior captação de som.

Para que as conversas sejam seguras, aquele que está comandando a conversa fornece uma senha a todos os participantes da conferência, a qual os identifica e permite o acesso.

Videoconferência

Esse sistema possibilita a comunicação por meio de áudio e vídeo de forma simultânea e em tempo real, possibilitando ainda o compartilhamento de dados e flexibilização do trabalho home office.

Assim como a solução citada acima, é ideal para empresas que precisam se comunicar com pessoas em outras localidades.

Sua vantagem em relação a audioconferência é a sensação de proximidade entre os participantes, devido ao fato de poder realizar o contato visual em tempo real.

Quando há duas localidades conectadas, o sistema é denominado ponto a ponto. E, se duas ou mais localidades estão em conexão simultânea, é chamado multiponto.

Entre seus benefícios estão a redução de custos com telecomunicações e deslocamento, o aumento da competitividade e eficiência operacional e a otimização do tempo e da produtividade.

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Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

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