O que é VoIP e como funciona?

O Voip é uma excelente revolução tecnológica e um excelente aliado na redução de custos para empresas de pequeno, médio e grande porte

Esqueça os fios de cobre e os telefones. Hoje você pode fazer chamadas a qualquer hora e em qualquer lugar usando um computador conectado à Internet, um fone de ouvido e voz sobre IP (VoIP).

O que é VoIP e como funciona?

Esqueça os fios de cobre e os telefones. Hoje você pode fazer chamadas a qualquer hora e em qualquer lugar usando um computador conectado à Internet, um fone de ouvido e voz sobre IP (VoIP). VoIP é a tecnologia que converte sua voz em um sinal digital, permitindo que você faça uma chamada diretamente de um computador, telefone VoIP ou outros dispositivos baseados em dados. Simplificando, é um serviço telefônico fornecido pela Internet. Você também pode ouvi-lo conhecido como telefonia IP, telefonia pela Internet, telefonia de banda larga ou serviço telefônico de banda larga.

O jeito que funciona

A tecnologia VoIP permite que os serviços de telefonia tradicionais operem em redes de computadores usando protocolos de comutação de pacotes. O VoIP comutado por pacotes coloca os sinais de voz em pacotes, semelhantes a um envelope eletrônico. Os pacotes VoIP podem ser transmitidos por qualquer rede compatível com VoIP, como uma rede local (LAN).

Não é o seu serviço telefônico comum

Como o VoIP usa pacotes, muito mais informações podem ser transportadas pela rede para oferecer suporte e aprimorar suas necessidades de comunicação. Além dos serviços de voz tradicionais, o VoIP oferece acesso a aplicativos avançados que podem ajudar sua equipe a ser mais ágil e produtiva. As soluções VoIP destinadas a empresas evoluíram para serviços de comunicações unificadas que tratam todas as comunicações - chamadas telefônicas, fax, correio de voz, e-mail, conferências na web e muito mais - como unidades discretas que podem ser entregues por qualquer meio e para qualquer aparelho, incluindo celular telefones.

Como funciona o VoIP?

Agora que aprendemos os diferentes componentes da tecnologia VoIP, vamos ver como tudo funciona junto.

Chamadas VoIP para VoIP

Vamos examinar como as chamadas VoIP para VoIP são feitas. Para os usuários, é quase a mesma coisa que você faz uma chamada telefônica normal. As principais diferenças são:

  1. O dispositivo que você está usando é diferente porque você precisa de um telefone IP ou um softphone (aplicativo VoIP) para discar números.
  2. Muitas chamadas VoIP para VoIP não precisam de números de telefone, desde que ambas as partes estejam usando o mesmo aplicativo. Eles só precisam clicar no perfil da pessoa para quem estão ligando e escolher “ligar”. Geralmente é o caso de aplicativos VoIP gratuitos, como por exemplo, chamadas pelo Skype e chamadas pelo WhatsApp.

Chamadas VoIP para PSTN

O que torna um serviço VoIP mais viável para as empresas é se ele também pode ligar para PSTNs tradicionais, também conhecidos como telefones fixos, porque, convenhamos, a maioria dos consumidores ainda usa operadoras tradicionais.

É aqui que entram os gateways VoIP.

Os gateways VoIP são um componente do SIP que permite a conversão de suas vozes para o formato de áudio correto com base no dispositivo que está sendo usado. Resumindo, ele converte voz digital em analógica e voz analógica em digital.

Então, como isso funciona?

Se você estiver fazendo uma chamada de um dispositivo habilitado para VoIP, como um telefone de mesa IP, sua voz digital viajará para a Internet até chegar ao gateway. Lá, sua voz será convertida em uma amostra de voz multiplexada, que é o formato usado em telefones fixos conectados à PSTN.

Vantagens do VoIP para empresas

Agora que cobrimos o que é VoIP e como funciona, vamos descobrir por que ele é ótimo para empresas.

Se você dirige uma pequena ou média empresa, está procurando uma maneira de tirar o máximo proveito de algo sem gastar muito.

E o VoIP tem tudo a ver com essa vida.

Com o VoIP, você obtém tanto sem ter que gastar tanto quanto os sistemas tradicionais. Para transmitir meu ponto de vista, aqui estão algumas maneiras pelas quais o VoIP pode economizar seu dinheiro.

  • Você recebe ligações ilimitadas ... incluindo nos Estados Unidos e Canadá.
  • Diga adeus ao hardware caro.

A maioria das soluções de comunicações baseadas em VoIP são baseadas em nuvem, o que significa que o serviço em si é armazenado em um data center remoto de propriedade do provedor - não de sua empresa.

O que isso significa para você? Isso significa que toda a infraestrutura necessária para dar suporte ao serviço já está instalada e você não precisa lidar com a manutenção. Tudo que você precisa fazer é se inscrever, o que nos leva à próxima vantagem.

  • Você só paga enquanto o usa.

As soluções baseadas em nuvem geralmente são oferecidas por meio de assinatura ou o que é comumente chamado de software como serviço (SaaS). Isso significa que você pode assinar a solução de comunicação baseada em VoIP apenas quando precisar dela. Se você não precisa mais ou encontrou uma alternativa melhor, pode simplesmente cancelar a assinatura.

Uma das maiores vantagens do VoIP é que, depois de cancelar a assinatura, você não ficará preso a hardwares e equipamentos caros, antigos e obsoletos, o que geralmente acontece com empresas que possuem seus próprios sistemas locais.

  • VoIP também é super escalável.

Você deseja um serviço telefônico que se ajuste ao tamanho e à capacidade de sua empresa. Por ser baseado em nuvem e você só precisa da Internet para usá-lo, você pode usar seu sistema telefônico comercial onde quer que esteja. Não há necessidade de novas instalações, não há necessidade de uma nova conta. Os sistemas de telefonia VoIP podem conectar vários locais e uma força de trabalho distribuída, tudo em uma única conta.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o VoIP pode ajudar no seu orçamento, mas, na maioria dos casos, as soluções de comunicação baseadas em VoIP basicamente se pagam.

Mudar para VoIP também pode ajudá-lo a economizar dinheiro em serviços de comunicação. Chamadas de longa distância e internacionais geralmente são gratuitas com o serviço VoIP. A única cobrança é pelo acesso à Internet. Implementar VoIP não significa que todos os seus funcionários tenham que usar telefones habilitados para IP. Os melhores provedores de VoIP implementam a telefonia IP de uma maneira que protege seu investimento em equipamentos telefônicos existentes, mesmo se você tiver estações telefônicas analógicas.

VoIP, ou Voice over Internet Protocol, está no jogo das comunicações há algum tempo, mas ainda é uma das tecnologias mais incompreendidas que existe. O que é uma pena, porque as empresas, especialmente as pequenas e médias, podem realmente se beneficiar das economias que isso pode oferecer.

O problema é que há um grande ponto de interrogação sobre a tecnologia. E se você não entende, é difícil imaginar como isso pode ajudá-lo.

Com tantas informações conflitantes sobre ela na Internet, nem sempre é fácil entender o que a tecnologia VoIP pode realmente fazer (e o que não pode fazer).

Na verdade, “tecnologia VoIP” se tornou uma frase comum para outras peças de tecnologia, como PABX em nuvem e SIP. (Eles certamente estão relacionados ao VoIP, mas são conceitos totalmente diferentes.)

Deseja obter o máximo da tecnologia VoIP?

Verifique não apenas as diferentes opções de sistema telefônico baseado em VoIP, mas também as plataformas multifuncionais (você deve ter ouvido falar delas como “comunicações unificadas como serviço” ou UCaaS).

Com ferramentas completas, você obterá serviços VoIP de qualidade HD e também um pacote completo de comunicações baseado em nuvem que inclui mensagens de equipe e videoconferência - tudo em uma plataforma.

É tudo o que sua pequena empresa precisa para se comunicar com mais eficiência. Inscreva-se para uma avaliação gratuita e experimente!

Confira também:

Como o Pabx em nuvem reduz custos na prática?

Simplifique a comunicação da sua empresa com o PABX em nuvem

Conheça os principais benefícios da telefonia na nuvem

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Oferecemos soluções gerenciadas de UCaaS que agilizam as comunicações e aumentam a eficiência.

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferênciaTelefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI.

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

 

Compartilhar