Telefonia VoIP: veja um panorama dessa tecnologia

O que é VoIP?

Ao contrário do que muitos pensam, VoIP e telefonia IP não são exatamente a mesma coisa. Enquanto o VoIP transforma a voz em pacote de dados, a telefonia IP nada mais é do que a estrutura – softwares e hardwares – que dá suporte e possibilita todo esse processo. 

Telefonia VoIP: veja um panorama dessa tecnologia

O que é VoIP?

A tecnologia denominada VoIP (Voice over Internet Protocol ou voz pela internet) é aquela que tem como objetivo transformar a voz, que até então era analógica, em informação digital. 

Assim, ela faz o roteamento da conversação humana usando a internet, ao transformar a voz em pacotes de dados para serem transportados pela rede online.

Faz parte de um dos principais pilares da Transformação digital, conhecido também como comunicações unificadas.

Qual a diferença entre VoIP e telefonia IP? E para o Skype?

Ao contrário do que muitos pensam, VoIP e telefonia IP não são exatamente a mesma coisa. Enquanto o VoIP transforma a voz em pacote de dados, a telefonia IP nada mais é do que a estrutura – softwares e hardwares – que dá suporte e possibilita todo esse processo

Ou seja, é tudo o que viabiliza a transformação do analógico para o digital.

É por isso que os conceitos acabam por se confundir. Mas, depois de saber esta diferenciação, podemos dizer que a telefonia VoIP é uma forma de entender a telefonia IP.

O Skype, por sua vez, é um software que foi viabilizado pela tecnologia VoIP. O programa permite fazer ligações via internet, porém seus recursos são limitados, o que o torna mais recomendado para situações informais e não para relações de trabalho.

E sobre a telefonia em nuvem, o que preciso saber?

A telefonia em nuvem é um serviço para realização de chamadas VoIP que se estrutura pela internet. 

Isso significa que, além de todas as chamadas, as demais funcionalidades de uma central telefônica (PABX) também podem estar abrigadas em servidores virtuais. Assim, você dispensa por completo a necessidade de uma estrutura física.

A telefonia em nuvem é totalmente diferente do PABX tradicional, que é analógico e demanda estrutura para realização e distribuição de chamadas convencionais. 

É diferente também do PABX IP que, apesar de fazer ligações em VoIP, trabalha suas funções de central dentro do próprio hardware, demandando aparelhos, cabos de rede e conectores específicos para o funcionamento pela internet.

Por que usar VoIP: quais as vantagens para as empresas?

Por ser uma modalidade de comunicação rápida e com fluxos personalizados, o VoIP acelera a produtividade das equipes e otimiza o processo de gestão. 

Os recursos de visibilidade dos fluxos, alertas de tentativas de contato, identificador e gravação de chamadas, transferência automática de ligações, entre outros, influenciam diretamente na qualidade do atendimento, garantindo o nível de satisfação do usuário.

Pontuamos as vantagens do VoIP em duas frentes: gestão das equipes e experiência do usuário:

Gestão das equipes:

  • Melhoria no atendimento
  • Mais agilidade nas chamadas
  • Abordagem personalizada
  • Equipes mais produtivas

 Experiência do usuário:

  • Mais atendimentos realizados
  • Menos tempo na fila de espera
  • Menos indice de abandono
  • Maior conversão de chamadas em serviços

Como se usa o VoIP?

Embora existam algumas coisas que você pode fazer para obter uma transição perfeita para a telefonia VoIP, é um fato que a mudança pode ser problemática para algumas empresas devido ao grande número de possibilidades que esta migração para o digital permite.

Para começar, é preciso buscar por uma boa conexão de internet, com planos que ofereçam alta velocidade e pacotes de dados mais robustos.

Afinal, grande parte das chamadas será feita desta forma. Também deve-se contar com provedores de linhas VoIP, que permitem que você faça ligações tanto para números VoIP quanto para os tradicionais. 

Mas, além disso, ainda é necessário ter equipamentos específicos, seja para adaptar os telefones analógicos, seja para estruturar o processo em IP. 

Veja quais são eles.

Equipamentos necessários para implementar VoIP

Adaptador de Telefone Analógico (ATA)

É um equipamento que serve para transformar um telefone convencional em um telefone IP. Conecta então o mesmo aparelho que usa linhas analógicas à internet, permitindo a realização de chamadas VoIP. 

O ATA pode conter até duas portas para a conexão de telefones convencionais e até duas portas Ethernet para a conexão de rede.

Telefones IP

Você pode dispensar o ATA e adquirir telefones IP. Estes aparelhos conectam-se diretamente à internet para uso do VoIP – alguns, inclusive, podem transmitir dados e imagens sendo um “microcomputador”. 

Gateway de Voz

O gateway de voz tem basicamente a mesma função do ATA, mas a diferença é que possui mais portas, entre 4 e 48, permitindo que mais equipamentos sejam conectados (telefones e central analógica, por exemplo). 

Vale lembrar que apesar de um PABX tradicional poder ser conectado, suas funcionalidades e configurações permanecem as mesmas.

PABX IP

Ao utilizar um PABX IP você dispensa o uso de gateways de voz para integrar os telefones da empresa, pois ele já está pronto para receber a telefonia VoIP. 

E, claro, conta com funcionalidades mais avançadas de central, como URA (atendimento) gravações de chamadas, acesso ao banco de dados, envio de correio de voz para o email, conferências pelo telefone etc.

Softphone

O softphone é um software/aplicativo específico que permite realizar chamadas VoIP diretamente do computador desktop, notebook ou tablet. 

Ele os “transforma em telefones” para fazer ligações e transmitir dados e imagem em chamadas pela internet. Também pode ser instalado em smartphones.

PABX virtual (ou em nuvem)

É a versão mais atualizada das centrais telefônicas para realização e organização do fluxo de chamadas VoIP

Este modelo vai além da telefonia VoIP e chega até a telefonia em nuvem, pois tem todo seu serviço estruturado na internet, ou seja, em servidores online.

Além das chamadas, todas as funcionalidades da central estão em nuvem, sendo realizadas por meio de softwares específicos. 

Assim, ao invés de a central ser física, como o PABX IP, é virtual, facilitando questões de instalação, integração, configuração, incorporação e uso dos recursos.

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