O que o VoIP tem a ver com a telefonia 4.0?

A quarta geração dos sistemas telefônicos, ou telefonia 4.0, transforma a nuvem em telefone e vice-versa.

Além de chamadas de voz para telefone fixo e celular, é possível transmitir vídeos, fotos e documentos durante as ligações. É a integração da empresa com o mundo fora dela, por meio de tecnologias acessíveis e funcionais que tornam a telefonia 4.0 tão importante para o momento em que vivemos, no século 21.

O que o VoIP tem a ver com a telefonia 4.0?

A quarta geração dos sistemas telefônicos, ou telefonia 4.0, transforma a nuvem em telefone e vice-versa. Esse é um conceito que usa diversas tecnologias para tornar a infraestrutura web acessível para as ligações. Para entender melhor, veja nossa explicação sobre os conceitos.

A nuvem e o Cloud Computing

A nuvem é como ficou conhecida essa imensa rede invisível de informações que conecta o mundo todo, o que chamamos de internet. Agora a evolução tecnológica é tão grande que conseguimos utilizar sistemas complexos de computador dentro da infraestrutura da web.

Essa tecnologia chama-se Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, e se refere justamente à ciência de colocar qualquer processo de informática na internet. Com essa evolução tecnológica, foi eliminada a necessidade de termos um computador próximo para executarmos qualquer processo.

Hoje temos smartphones e tablets, que podem realizar dezenas de processos informatizados de maneira simples e prática. Trocando em miúdos, a computação em nuvem acrescenta vários recursos à telefonia, tornando-a uma nova fase evolutiva desse sistema.

Além de chamadas de voz para telefone fixo e celular, é possível transmitir vídeos, fotos e documentos durante as ligações. É a integração da empresa com o mundo fora dela, por meio de tecnologias acessíveis e funcionais que tornam a telefonia 4.0 tão importante para o momento em que vivemos, no século 21.

Com funciona o VoIP para pequenas empresas?

A telefonia VoIP agrega muitos recursos de outras tecnologias para se tornar uma ferramenta inteligente e vantajosa. Isso quer dizer que a nova geração de telefones não existiria se não fossem os avanços da engenharia, da informática e da computação.

O seu funcionamento se dá por meio de equipamentos e sistemas que trabalham em conjunto. Para poder utilizá-la apropriadamente, você precisa de uma boa conexão com a internet, sendo que a velocidade necessária vai depender do uso.

Por exemplo, o uso doméstico exige menos dados web, de modo que uma conexão 3G ou 4G já é suficiente para utilizar a telefonia em nuvem. Já uma empresa que tem várias chamadas em andamento ao mesmo tempo exige mais velocidade de conexão.

As linhas telefônicas utilizadas na telefonia 4.0 não são mais aquelas de pares metálicos — tecnologia analógica. Com a internet, todos os dados transmitidos são digitais e precisam de uma linha VoIP para enviar pacotes de voz. Assim, o ideal é contratar uma operadora de telefonia em nuvem (VoIP).

Você pode utilizar o VoIP de diversas maneiras:

  • ATA: significa Adaptador de Telefone Analógico e conecta a linha convencional à internet, transformando a voz humana em dados digitais transferíveis via IP. Se você quer então continuar utilizando seu aparelho telefônico convencional para fazer ligações VoIP, basta conectá-lo a um ATA, que por sua vez estará conectado à internet ;
  • telefone IP: semelhante a um telefone fixo comum, conecta-se à internet sem a necessidade de ATA;
  • softphone: é um software que emula a interface telefônica, permitindo realizar as ligações por meio de um computador , ou notebook com acesso à internet. Após instalar e abrir o softphone você verá um teclado telefônico na tela;
  • aplicativos: com a mesma funcionalidade do softphone, são desenvolvidos exclusivamente para smartphones e tablets.

Quais são os benefícios do VoIP para pequenas empresas?

Mobilidade de serviços

Com todo tipo de informação sendo transmitida pela internet, é muito fácil utilizar qualquer dispositivo móvel para se conectar. Assim as empresas rompem as barreiras físicas e tornam-se presentes em todos os lugares, tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

Isso quer dizer que seus atendentes podem trabalhar a partir de qualquer conexão com a web. Criar pontos de acesso em home office, fazer contato com quem está em viagem a trabalho ou simplesmente receber chamadas por um número virtual, tudo isso é possível com o VoIP para pequenas empresas.

Flexibilidade de recursos

Ser flexível é outra vantagem da nova geração de telefonia. Isso quer dizer que não importa o tamanho da sua empresa, ela conseguirá aproveitar os mesmos recursos e vantagens que qualquer outro negócio. Um exemplo disso é o PABX Virtual.

Com o VoIP, o PABX torna-se acessível pela internet e pode ser instalado em um sistema em nuvem, sem ocupar espaço físico, sem haver aquela grande quantidade de cabos conectados e sem ter perda de qualidade. As equipes especializadas que cuidam da infraestrutura também não são mais necessárias.

Basta alguns cliques no software de gestão do PABX Virtual e logo você consegue acrescentar ou retirar ramais do seu sistema telefônico. Precisa de novas posições de atendimento no seu call center? Em questão de minutos você realoca operações inteiras, apenas com os movimentos do mouse. Outros recursos importantes são:

  • SMS marketing ou corporativo;
  • relatórios de chamadas;
  • número 0800 virtual;
  • Numeração do tipo 4004 e / ou 3003
  • monitorias de atendimento;
  • URA — Unidade de Resposta Audível.

Tecnologia VoIP: o que é VoIP e como ele beneficia as pequenas empresas

Redução de custos

A redução de custos para as empresas que recebem e fazem um grande volume de ligações é evidente com o VoIP. Justamente por utilizar a infraestrutura da internet é que as tarifas são mais baratas. A grande novidade nesse sentido está na conexão das filiais.

Com o PABX Virtual, inovação possível com a telefonia 4.0, as empresas conseguem ligar para as filiais sem pagar pelas chamadas realizadas. A manutenção é outro fator que auxilia na redução dos gastos com telefonia.

Na telefonia em nuvem os sistemas são virtualizados e, por isso, podem ser acessados via internet de maneira remota. As equipes técnicas não precisam estar na empresa para cuidar dos equipamentos ou monitorar, atualizar e reparar os sistemas.

Como o Pabx em nuvem reduz custos na prática?

Integração inteligente

Integrar diferentes sistemas operacionais é um grande desafio para as pequenas empresas que trabalham com atendimento ao cliente, porque esses softwares devem ser capazes de conversar entre si. Com o VoIP, é possível fazer essa comunicação de um programa para outro, automatizando tarefas repetitivas e dando mais agilidade para as equipes.

Investir no VoIP para pequenas empresas não é apenas se modernizar, mas também estar à frente na corrida contra o tempo para oferecer o melhor atendimento.

Você sabia que a telefonia já passou por algumas gerações até ser como é atualmente? As demandas dos clientes mudaram e esses se tornaram mais exigentes, então um serviço que se enquadre nessas transformações foi necessário.

Primeiramente, foi criada a telefonia 1.0, que oferecia recursos muito limitados. Depois, surgiu a 2.0, com o advento da telefonia IP. Já na telefonia 3.0, os recursos aumentaram, com o PABX digital. No momento presente, há a Telefonia 4.0, que traz transformações e novas tecnologias.

Entenda a telefonia 4.0

A telefonia 4.0 é um termo desconhecido por muitos. Aplicado apenas pelas empresas que perceberam que houve uma alteração no mercado em relação a como os consumidores são vistos.

Teve início em 2017, quando as operadoras começaram a se atentar mais às necessidades dos clientes, fazendo com que houvesse uma mudança na oferta de serviços. Ou seja, o foco agora é o consumidor, essa geração propõe que as centrais telefônicas ofertem todo o suporte e ajuda que o cliente precisar.

Na telefonia 4.0, houve uma expansão do VoIP, possibilitando que as pessoas façam ligações por meio de smartphones, computadores e tablets com uma boa qualidade e baixo custo em relação às gerações anteriores. Esse fato se dá pela estrutura da telefonia IP, que descarta o complexo sistema que era usado para montar centrais telefônicas.

Nessa geração de telefonia, o PABX virtual também foi mais difundido. Por meio dele, as empresas puderam usar recursos que oferecem ao cliente um melhor atendimento, com um baixo custo para a organização, como:

  • monitoramento das operações da equipe de call center;
  • gravador de chamadas;
  • fila de atendimento;
  • mensagens personalizadas;
  • ramal remoto;
  • união da internet e telefone, reduzindo, dessa forma, o valor das ligações.

Na telefonia 4.0, o atendimento aumentou o contato entre os clientes e as organizações, oferecendo um serviço mais humanizado. Nessa geração, as empresas podem investir em novos canais de atendimento, pelo fato de o canal telefônico agora ser mais em conta, os clientes podem usufruir de serviços qualificados.

A quarta geração de telefonia une a tecnologia a soluções que atendam às necessidades de cada cliente, oferecendo qualidade no atendimento e recursos que beneficiem sua experiência.

O que é Telefonia em Nuvem?

Mais valor agregado

Quando os clientes são bem atendidos e tem suas questões resolvidas, a empresa fica bem-vista, e isso agrega valor aos seus serviços. Investir na comunicação possibilita essa realidade, pois aprimora o diálogo entre as equipes de trabalho, melhorando a produtividade e o desempenho. Desse modo, poderão oferecer mais qualidade nos serviços prestados aos consumidores.

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Atende às necessidades dos clientes

Por ter foco nos clientes e oferecer um atendimento humanizado, a telefonia 4.0 propõe não apenas o aumento da tecnologia, mas também atender os interesses dos clientes, melhorando a sua experiência.

É importante que a empresa esteja atenta a essa nova abordagem para estar ajustada às expectativas dos clientes. Desse modo, esses se tornarão fiéis.

Suporte personalizado

Ninguém gosta de ficar muito tempo esperando para ser atendido no telefone, e com a telefonia 4.0, que uniu alguns recursos já existentes anteriormente com algumas novidades, esse problema foi resolvido. As empresas de telefonia têm ferramentas para impedir a longa fila de atendimento, através da implantação da URA e com chamadas gravadas e música de espera.

Planos customizáveis

Com a telefonia 4.0, ampliou-se a forma que os planos são oferecidos em relação as demais gerações, podendo ser ainda mais adaptados às necessidades dos clientes, pois as operadoras disponibilizam diversos tipos de adesão, promovendo maior flexibilidade.

Tendo em vista tudo o que a telefonia 4.0 tem a oferecer e o quanto pode ser útil para a sua empresa, é importante contar com uma empresa de soluções de telefonia que ofereça serviços de qualidade e que seja bem-sucedida e reconhecida no mercado.

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