O futuro da Telefonia: Telefonia 4.0

Você sabia que a telefonia já passou por algumas gerações até ser como é atualmente?

Primeiramente, foi criada a telefonia 1.0, que oferecia recursos muito limitados. Depois, surgiu a Telefonia 2.0, com o advento da telefonia IP. Já na telefonia 3.0, os recursos aumentaram, com o PABX digital. No momento presente, há a Telefonia 4.0, que traz transformações e novas tecnologias, também conhecido como Comunicações Unificadas o

O futuro da Telefonia: Telefonia 4.0

Você sabia que a telefonia já passou por algumas gerações até ser como é atualmente? As demandas dos clientes mudaram e esses se tornaram mais exigentes, então um serviço que se enquadre nessas transformações foi necessário.

Primeiramente, foi criada a telefonia 1.0, que oferecia recursos muito limitados. Depois, surgiu a Telefonia 2.0, com o advento da telefonia IP. Já na telefonia 3.0, os recursos aumentaram, com o PABX digital. No momento presente, há a Telefonia 4.0, que traz transformações e novas tecnologias, também conhecido como Comunicações Unificadas ou Unified Communications as a servisse (UCAAS).

Neste post, entenderemos um pouco mais sobre as gerações de telefonia, com foco na Telefonia 4.0 e os benefícios trazidos por ela. Continue lendo e confira!

Compreenda a evolução da telefonia

Telefonia 1.0

A primeira geração foi caracterizada pela telefonia analógica. Esse modelo era limitado à transmissão de voz. Na telefonia analógica, o sinal de voz falado no telefone se tornava eletricidade, que era transmitida para uma central manual que a encaminhava ao seu destino.

Essa geração também foi marcada pelo PABX analógico, que oferecia recursos como Caixa Postal e Correio de Voz, diferente da variedade de ferramentas disponíveis hoje no PABX.

Telefonia 2.0

A segunda geração teve início com o advento da tecnologia VoIP. Com essa nova ferramenta, foi possível realizar chamadas usando a internet, pois essa tecnologia transforma, por meio de IPs, informações de áudio em dados digitais. O VoIP também possibilitou a transmissão de vídeos pela internet.

Na telefonia 2.0 surgiram outros canais de atendimento, como e-mail e recursos como chamadas em espera e identificador de chamadas.

Entretanto, o que essa telefonia oferecia não era o suficiente, a qualidade não era tão boa e as ligações eram interrompidas por anúncios, fazendo-se necessário surgir outras melhorias e novidades.

Telefonia 3.0

A chegada da telefonia digital marcou a terceira geração, oferecendo uma gama de funcionalidades, transformando o sinal analógico em digital e aumentando o fluxo de dados.

O surgimento do PABX virtual também foi muito impactante, essa tecnologia, que é um serviço de telefonia em nuvem, possibilitou o armazenamento de dados na rede, junção de sistemas de telefonia, entre outros benefícios.

Com essas transformações, houve modificação no comportamento dos clientes, passou a ter maior contato entre empresas e consumidores. E com toda essa tecnologia a disposição, as organizações puderam entender melhor os clientes e oferecer um serviço com mais qualidade.

A telefonia 3.0 abriu o caminho para que chegássemos a telefonia 4.0. A seguir, aprenda mais sobre essa nova geração!

Tecnologia VoIP: o que é VoIP e como ele beneficia as pequenas empresas

Entenda a telefonia 4.0

A telefonia 4.0 é um termo desconhecido por muitos. Aplicado apenas pelas empresas que perceberam que houve uma alteração no mercado em relação a como os consumidores são vistos.

Teve início em 2017, quando as operadoras começaram a se atentar mais às necessidades dos clientes, fazendo com que houvesse uma mudança na oferta de serviços. Ou seja, o foco agora é o consumidor, essa geração propõe que as centrais telefônicas ofertem todo o suporte e ajuda que o cliente precisar.

Na telefonia 4.0, houve uma expansão do VoIP, possibilitando que as pessoas façam ligações por meio de smartphones, computadores e tablets com uma boa qualidade e baixo custo em relação às gerações anteriores. Esse fato se dá pela estrutura da telefonia IP, que descarta o complexo sistema que era usado para montar centrais telefônicas.

Nessa geração de telefonia, o PABX virtual também foi mais difundido. Por meio dele, as empresas puderam usar recursos que oferecem ao cliente um melhor atendimento, com um baixo custo para a organização, como:

  • monitoramento das operações da equipe de call center;
  • gravador de chamadas;
  • fila de atendimento;
  • mensagens personalizadas;
  • ramal remoto;
  • união da internet e telefone, reduzindo, dessa forma, o valor das ligações.

Na telefonia 4.0, o atendimento aumentou o contato entre os clientes e as organizações, oferecendo um serviço mais humanizado. Nessa geração, as empresas podem investir em novos canais de atendimento, pelo fato de o canal telefônico agora ser mais em conta, os clientes podem usufruir de serviços qualificados.

A quarta geração de telefonia une a tecnologia a soluções que atendam às necessidades de cada cliente, oferecendo qualidade no atendimento e recursos que beneficiem sua experiência.

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

 

Conheça os benefícios da telefonia 4.0

A telefonia 4.0 oferece diversos benefícios. Confira!

Preços mais baixos

Na telefonia 4.0, as ligações passaram a ter um custo menor e com mais qualidade. Isso, graças à tecnologia VoIP, que permite a realização de chamadas utilizando a internet. Nos casos em que os interlocutores conversem utilizando somente a internet e o mesmo aplicativo de voip as ligações são gratuitas.

Como o Pabx em nuvem reduz custos na prática?

Mais valor agregado

Quando os clientes são bem atendidos e tem suas questões resolvidas, a empresa fica bem-vista, e isso agrega valor aos seus serviços. Investir na comunicação possibilita essa realidade, pois aprimora o diálogo entre as equipes de trabalho, melhorando a produtividade e o desempenho. Desse modo, poderão oferecer mais qualidade nos serviços prestados aos consumidores.

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Atende às necessidades dos clientes

Por ter foco nos clientes e oferecer um atendimento humanizado, a telefonia 4.0 propõe não apenas o aumento da tecnologia, mas também atender os interesses dos clientes, melhorando a sua experiência.

É importante que a empresa esteja atenta a essa nova abordagem para estar ajustada às expectativas dos clientes. Desse modo, esses se tornarão fiéis.

Suporte personalizado

Ninguém gosta de ficar muito tempo esperando para ser atendido no telefone, e com a telefonia 4.0, que uniu alguns recursos já existentes anteriormente com algumas novidades, esse problema foi resolvido. As empresas de telefonia têm ferramentas para impedir a longa fila de atendimento, URA, chamadas gravadas e música de espera.

Planos customizáveis

Com a telefonia 4.0, ampliou-se a forma que os planos são oferecidos em relação as demais gerações, podendo ser ainda mais adaptados às necessidades dos clientes, pois as operadoras disponibilizam diversos tipos de adesão, promovendo maior flexibilidade.

Tendo em vista tudo o que a telefonia 4.0 tem a oferecer e o quanto pode ser útil para a sua empresa, é importante contar com uma empresa de soluções de telefonia que ofereça serviços de qualidade e que seja bem-sucedida e reconhecida no mercado.

Deseja obter o máximo da tecnologia VoIP?

Verifique não apenas as diferentes opções de sistema telefônico baseado em VoIP, mas também as plataformas multifuncionais (você deve ter ouvido falar delas como “comunicações unificadas como serviço” ou UCaaS).

Com ferramentas completas, você obterá serviços VoIP de qualidade HD e também um pacote completo de comunicações baseado em nuvem que inclui mensagens de equipe e videoconferência - tudo em uma plataforma.

É tudo o que sua pequena empresa precisa para se comunicar com mais eficiência. Inscreva-se para uma avaliação gratuita e experimente!

Confira também:

Como o Pabx em nuvem reduz custos na prática?

Simplifique a comunicação da sua empresa com o PABX em nuvem

Conheça os principais benefícios da telefonia na nuvem

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Oferecemos soluções gerenciadas de UCaaS que agilizam as comunicações e aumentam a eficiência.

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferênciaTelefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

Compartilhar