O que é VoIP? Tudo sobre esse sistema de telefonia

O que é VoIP?

Com os avanços da tecnologia, hoje é possível fazer ligações a qualquer momento, em qualquer lugar, usando um computador conectado à internet, um fone de ouvido e um sistema de Voz sobre Protocolo de Internet, também chamado de VoIP. Não sabe o que é VoIP e como ele funciona? Vamos te explicar!

O que é VoIP? Tudo sobre esse sistema de telefonia

Com os avanços da tecnologia, hoje é possível fazer ligações a qualquer momento, em qualquer lugar, usando um computador conectado à internet, um fone de ouvido e um sistema de Voz sobre Protocolo de Internet, também chamado de VoIP. Não sabe o que é VoIP e como ele funciona? Vamos te explicar!

O que é VoIP?

VoIP é a tecnologia que converte a voz em um sinal digital, permitindo fazer chamadas diretamente de um computador, telefone VoIP ou outros dispositivos controlados por dados.

Simplificando, é o serviço telefônico fornecido pela internet. Ele também pode ser chamado de telefonia IP, telefonia pela internet, telefonia de banda larga ou serviço de telefone de banda larga.

As chamadas são gratuitas e baratas tanto local quanto outros lugares do mundo e há vários outros benefícios e melhorias em relação à telefonia tradicional.

Tecnologia VoIP: o que é VoIP e como ele beneficia as pequenas empresas

Como funciona a telefonia VoIP

Para poder usar o VoIP, é preciso de um serviço de VoIP que é obtido através de uma empresa (chamada provedor de serviços VoIP) que permite fazer e receber chamadas VoIP.

É como o serviço de internet que você obtém de uma empresa de internet ou o serviço de telefone que você obtém de uma linha de telecomunicações PSTN.

Portanto, você precisa estar registrado em um provedor de serviços de VoIP e usá-lo para fazer chamadas de VoIP.

Por exemplo, você precisa se registrar no Skype, que é o serviço VoIP mais popular da internet, e usar sua conta do Skype para fazer chamadas VoIP para pessoas online e em seus telefones.

O que é VoIP e como funciona?

O jeito que funciona

A tecnologia VoIP permite que os serviços de telefonia tradicionais operem em redes de computadores usando protocolos de comutação de pacotes. O VoIP comutado por pacotes coloca os sinais de voz em pacotes, semelhantes a um envelope eletrônico. Os pacotes VoIP podem ser transmitidos por qualquer rede compatível com VoIP, como uma rede local (LAN).

O que é VoIP? Tudo sobre esse sistema de telefonia

Tipos de serviço VoIP

Dependendo da maneira como você se vai se comunicar, precisa escolher qual tipo de serviço de VoIP se encaixa na necessidade da sua empresa. Entre os tipos existentes temos os seguintes:

  • Serviços residenciais. Esse tipo de serviço substitui o telefone fixo tradicional e permite manter o telefone existente junto com um adaptador. Isso se aplica a empresas em que muitos optam por usar telefones IP. O serviço é pago mensalmente.
  • Serviços sem cobrança mensal. Esse tipo de serviço de VoIP oferece um hardware especial pago apenas uma vez e permite fazer chamadas ilimitadas sem precisar de mais nada.
  • Serviços baseados em software. Como no Skype, você instala o aplicativo VoIP no seu computador ou dispositivo portátil e se registra no serviço. Em seguida, usa o aplicativo para fazer e receber chamadas, carregando um crédito pré-pago para se comunicar com telefones fixos e celulares. As chamadas para pessoas que usam o mesmo serviço em seus computadores são gratuitas. Os aplicativos geralmente são oferecidos gratuitamente com o serviço VoIP.
  • Serviços de VoIP móveis. Serviços baseados em software projetados para serem usados ​​em telefones celulares, tablets e outros dispositivos portáteis. Aqui também é necessário instalar um aplicativo VoIP no seu telefone ou dispositivo móvel para usar o serviço. As conexões Wi-Fi ou da operadora de telefone são usadas em vez de minutos para chamadas por celular.
  • Serviços de VoIP para empresas. Os serviços de VoIP para empresas geralmente são baseados em redes internas e PABX IP. Eles também oferecem muitos recursos e terceirização relacionados ao negócio para gerenciamento e hospedagem do sistema VoIP.

Telefonia VoIP: veja um panorama dessa tecnologia

É preciso apenas do serviço de VoIP?

Depois de se registrar com um serviço de VoIP, são necessários alguns outros itens para usar o VoIP totalmente.

Primeiro, é preciso de um telefone para fazer e receber chamadas. Pode ser qualquer tipo de telefone, dependendo do tipo de serviço (veja acima) que está sendo usado.

Pode ser um telefone tradicional, que você pode usar com serviços VoIP residenciais, por exemplo. Existem telefones especiais para VoIP chamados telefones IP, projetados com recursos avançados para chamadas VoIP.

Para serviços online, como o Skype, você precisa de um aplicativo VoIP que simule principalmente a funcionalidade de um telefone físico e também ofereça muitos outros recursos. Esse tipo de aplicativo de software é chamado de softphone.

Para qualquer chamada de VoIP, é necessário ter uma conexão com a internet ou uma rede local que por sua vez se conecte à internet. O VoIP usa redes IP (a internet é a rede IP mais ampla) para finalizar e direcionar chamadas, o que a torna tão barata e poderosa.

Alguns serviços exigem um hardware adicional chamado ATA (adaptador de telefone analógico) ou simplesmente um adaptador de telefone. Esse é o caso apenas de serviços que usam telefones tradicionais, como serviços residenciais.

O que o VoIP tem a ver com a telefonia 4.0?

Benefícios VoIP

Entre os benefícios do VoIP para unificar e facilitar as comunicações em uma empresa temos:

  • Diminuir os custos de viagens e treinamento, graças à web e videoconferências;
  • Aumentar facilmente o sistema telefônico da empresa, conforme necessário;
  • Ter um número de telefone que toca simultaneamente em vários dispositivos, ajudando os funcionários a permanecerem conectados entre si e com os clientes;
  • Reduzir as cobranças com serviço de telefone;
  • Ter uma rede única para voz e dados, simplificando o gerenciamento e reduzindo custos;
  • Acessar os recursos de serviço telefônico em casa ou nos escritórios dos clientes, em aeroportos e hotéis — em qualquer lugar em que haja uma conexão de banda larga disponível.

Como o VoIP está mudando o setor de telecomunicações

O VoIP é para sua empresa?

Se o seu objetivo é reduzir os custos de contas telefônicas altas e chamadas de longa distância (para outros países, especialmente), vale a pena procurar um serviço de VoIP. Ou, se a ideia de fazer chamadas telefônicas gratuitas chama sua atenção, experimente.

Para empresas que fazem muitas ligações para clientes e possíveis clientes, o VoIP cresceu em popularidade, especialmente em negócios focados em vendas.

Em muitos casos, o VoIP é integrado principalmente para fins comerciais, em substituição a ligações telefônicas convencionais, para economizar custos.

Por que o VoIP é melhor para pequenas empresas? veja 3 motivos para soluções de telefone na nuvem

Não é o seu serviço telefônico comum

Como o VoIP usa pacotes, muito mais informações podem ser transportadas pela rede para oferecer suporte e aprimorar suas necessidades de comunicação. Além dos serviços de voz tradicionais, o VoIP oferece acesso a aplicativos avançados que podem ajudar sua equipe a ser mais ágil e produtiva. As soluções VoIP destinadas a empresas evoluíram para serviços de comunicações unificadas que tratam todas as comunicações - chamadas telefônicas, fax, correio de voz, e-mail, conferências na web e muito mais - como unidades discretas que podem ser entregues por qualquer meio e para qualquer aparelho, incluindo celular telefones.

3 razões pelas quais o VoIP é um avanço em relação à telefonia tradicional

O resultado final

Mudar para VoIP também pode ajudá-lo a economizar dinheiro em serviços de comunicação. Chamadas de longa distância e internacionais geralmente são gratuitas com o serviço VoIP. A única cobrança é pelo acesso à Internet. Implementar VoIP não significa que todos os seus funcionários tenham que usar telefones habilitados para IP. Os melhores provedores de VoIP implementam a telefonia IP de uma maneira que protege seu investimento em equipamentos telefônicos existentes, mesmo se você tiver estações telefônicas analógicas.

VoIP, ou Voice over Internet Protocol, está no jogo das comunicações há algum tempo, mas ainda é uma das tecnologias mais incompreendidas que existe. O que é uma pena, porque as empresas, especialmente as pequenas e médias, podem realmente se beneficiar das economias que isso pode oferecer.

O problema é que há um grande ponto de interrogação sobre a tecnologia. E se você não entende, é difícil imaginar como isso pode ajudá-lo.

Com tantas informações conflitantes sobre ela na Internet, nem sempre é fácil entender o que a tecnologia VoIP pode realmente fazer (e o que não pode fazer).

Na verdade, “tecnologia VoIP” se tornou uma frase comum para outras peças de tecnologia, como PABX em nuvem e SIP. (Eles certamente estão relacionados ao VoIP, mas são conceitos totalmente diferentes.)

Desmascarando os mitos do VoIP: Sim, seu sistema telefônico funcionará se a Internet cair

Como funciona o VoIP?

Agora que aprendemos os diferentes componentes da tecnologia VoIP, vamos ver como tudo funciona junto.

Substituindo o PABX analógico pela telefonia na nuvem: produtividade e redução de custos

Chamadas VoIP para VoIP

Vamos examinar como as chamadas VoIP para VoIP são feitas. Para os usuários, é quase a mesma coisa que você faz uma chamada telefônica normal. As principais diferenças são:

  1. O dispositivo que você está usando é diferente porque você precisa de um telefone IP ou um softphone (aplicativo VoIP) para discar números.
  2. Muitas chamadas VoIP para VoIP não precisam de números de telefone, desde que ambas as partes estejam usando o mesmo aplicativo. Eles só precisam clicar no perfil da pessoa para quem estão ligando e escolher “ligar”. Geralmente é o caso de aplicativos VoIP gratuitos .

O que é Ramal virtual e por que ter na sua empresa?

Chamadas VoIP para PSTN

O que torna um serviço VoIP mais viável para as empresas é se ele também pode ligar para PSTNs tradicionais, também conhecidos como telefones fixos, porque, convenhamos, a maioria dos consumidores ainda usa operadoras tradicionais.

É aqui que entram os gateways VoIP.

Os gateways VoIP são um componente do SIP que permite a conversão de suas vozes para o formato de áudio correto com base no dispositivo que está sendo usado. Resumindo, ele converte voz digital em analógica e voz analógica em digital.

Então, como isso funciona?

Se você estiver fazendo uma chamada de um dispositivo habilitado para VoIP, como um telefone de mesa IP, sua voz digital viajará para a Internet até chegar ao gateway. Lá, sua voz será convertida em uma amostra de voz multiplexada, que é o formato usado em telefones fixos conectados à PSTN.

Conheça os 6 principais benefícios para utilizar telefonia IP ou Voip nas empresas

Vantagens do VoIP para empresas

Agora que cobrimos o que é VoIP e como funciona, vamos descobrir por que ele é ótimo para empresas.

Se você dirige uma pequena ou média empresa, está procurando uma maneira de tirar o máximo proveito de algo sem gastar muito.

E o VoIP tem tudo a ver com essa vida.

Com o VoIP, você obtém tanto sem ter que gastar tanto quanto os sistemas tradicionais. Para transmitir meu ponto de vista, aqui estão algumas maneiras pelas quais o VoIP pode economizar seu dinheiro.

  • Você recebe ligações ilimitadas ... incluindo nos Estados Unidos e Canadá.
  • Diga adeus ao hardware caro.

A maioria das soluções de comunicações baseadas em VoIP são baseadas em nuvem, o que significa que o serviço em si é armazenado em um data center remoto de propriedade do provedor - não de sua empresa.

O que isso significa para você? Isso significa que toda a infraestrutura necessária para dar suporte ao serviço já está instalada e você não precisa lidar com a manutenção. Tudo que você precisa fazer é se inscrever, o que nos leva à próxima vantagem.

  • Você só paga enquanto o usa.

As soluções baseadas em nuvem geralmente são oferecidas por meio de assinatura ou o que é comumente chamado de software como serviço (SaaS). Isso significa que você pode assinar a solução de comunicação baseada em VoIP apenas quando precisar dela. Se você não precisa mais ou encontrou uma alternativa melhor, pode simplesmente cancelar a assinatura.

Uma das maiores vantagens do VoIP é que, depois de cancelar a assinatura, você não ficará preso a hardwares e equipamentos caros, antigos e obsoletos, o que geralmente acontece com empresas que possuem seus próprios sistemas locais.

  • VoIP também é super escalável.

Você deseja um serviço telefônico que se ajuste ao tamanho e à capacidade de sua empresa. Por ser baseado em nuvem e você só precisa da Internet para usá-lo, você pode usar seu sistema telefônico comercial onde quer que esteja. Não há necessidade de novas instalações, não há necessidade de uma nova conta. Os sistemas de telefonia VoIP podem conectar vários locais e uma força de trabalho distribuída, tudo em uma única conta.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o VoIP pode ajudar no seu orçamento, mas, na maioria dos casos, as soluções de comunicação baseadas em VoIP basicamente se pagam.

Conheça as 11 principais Estatísticas sobre VoIP que provam a importância da tecnologia para os negócios

Deseja obter o máximo da tecnologia VoIP?

Verifique não apenas as diferentes opções de sistema telefônico baseado em VoIP, mas também as plataformas multifuncionais (você deve ter ouvido falar delas como “comunicações unificadas como serviço” ou UCaaS).

Com ferramentas completas, você obterá serviços VoIP de qualidade HD e também um pacote completo de comunicações baseado em nuvem que inclui mensagens de equipe e videoconferência - tudo em uma plataforma.

É tudo o que sua pequena empresa precisa para se comunicar com mais eficiência. Inscreva-se para uma avaliação gratuita e experimente!

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Oferecemos soluções gerenciadas de UCaaS que agilizam as comunicações e aumentam a eficiência.

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Conheça 7 maneiras como as comunicações unificadas aumentam a eficiência operacional

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferênciaTelefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

Compartilhar