Os benefícios da Telefonia IP são diversos, principalmente para o dia a dia de uma empresa, independentemente se pequeno, médio ou grande porte. Ela contribui consideravelmente para a comunicação e economia de um negócio.
Já conhece os benefícios da Telefonia IP, ou simplesmente telefonia Voip para você e seu negócio? Confira alguns deles!
Os benefícios da Telefonia IP são diversos, principalmente para o dia a dia de uma empresa, independentemente se pequeno, médio ou grande porte. Ela contribui consideravelmente para a comunicação e economia de um negócio.
A Telefonia IP ou VoIP é um serviço que possibilita a realização de chamadas telefônicas por meio de uma rede de internet.
Os equipamentos de telefone ip e Softphone são desenvolvidos especialmente para esse fim e se conectam diretamente à internet por meio da rede de computadores. Essa prática também permite a integração de dados, voz e até imagens enviados por meio do protocolo SIP.
Muitos confundem ela com a outra forma de telefonia, usada com mais frequência no dia a dia por meio dos telefones fixos e linhas. A principal diferença entre elas é que essa transmite apenas a voz, convertendo-a em sinais e os transmitindo por meio da rede de satélite ou de cabos e fiações, enquanto a telefonia em IP funciona basicamente por meio da internet.
Central telefonia virtual x PABX IP: entenda as diferenças
Confira então alguns benefícios que a Telefonia IP, ao ser instalada adequadamente, pode trazer para você e para a sua empresa:
Esse é um dos principais benefícios da Telefonia IP. Essa forma de telefonia por si só já possui custos menores e mais acessíveis para a sua instalação e para a prestação de serviços. A princípio, não é mais necessário ter gastos com ligações e não há distinção entre chamadas locais ou interurbanas, por exemplo.
Como o Pabx em nuvem reduz custos na prática?
Essa forma de telefonia possibilita o gerenciamento de todas as linhas que possuir por meio de um único software. Também é possível integrar todas as suas funções com dispositivos como smartphones ou notebook, facilitando ainda mais o controle dos aparelhos de Telefonia IP ou VoIP. É comum também um maior poder de gerar relatório das ligações de saída e de entrada.
Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?
Geralmente, esse tipo de telefonia é encontrada em conjunto com diversos outros recursos que podem alavancar consideravelmente a produtividade. É possível, por exemplo, integrar com servidores de e-mails e transmissão de dados, transferir chamadas automaticamente, identificar quem está ligando, ter uma secretaria eletrônica e muito mais!
Com a Telefonia IP ou VoIP o colaborador não está mais preso a uma linha de telefone fixo. Com ela, é possível acessar e realizar chamadas de qualquer lugar, bastando uma conexão à internet. A mobilidade é um ponto importante para trabalhadores que precisam estar a maior parte do tempo fora do escritório ou que trabalham Home Office, por exemplo.
O que é Ramal virtual e por que ter na sua empresa?
Outro benefício da telefonia IP VoIP muito relevante para o seu dia a dia é a possibilidade de realizar múltiplas funções por meio dessa tecnologia. Por exemplo, enviar e-mails, mensagens sms, fazer reuniões de vídeo, enviar arquivos de imagens ou documentos e, principalmente, realizar chamadas de voz e video. Isso permite também uma diversidade do atendimento realizado, permitindo alcançar mais clientes ou colaboradores.
Conheça 7 maneiras como as comunicações unificadas aumentam a eficiência operacional
Essa é uma área tecnológica antiga, porém com pouco uso no mercado, principalmente se tratando de pequenas empresas e, por consequência, está em constante expansão no mercado e tem seus benefícios e funções atualizados com frequência. Esse ponto significa que, tendo uma telefonia IP em seu escritório, por exemplo, você terá acesso às últimas versões desses sistemas e ao melhor que eles têm a oferecer.
Esses sistemas de telefonia por computador proporcionam economia e aumentam a produtividade para empresas de todos os portes. Geralmente, as empresas têm mostrado economizar entre 50% e 75% em seus serviços telefônicos depois de mudar para o VoIP. Além disso, as comunicações unificadas pouparam às empresas médias em uma média de 191 horas de trabalho por dia.
As pequenas empresas vêem particularmente mudanças drásticas com a escolha: uma pesquisa da PC World descobriu que uma empresa com trinta usuários de telefone economizava US$ 1200 por mês em custos de telefone associados. Mais amplamente, descobriu-se que as pequenas empresas economizam cerca de 40% em serviços telefônicos.
VoIP (Voice over Internet Protocol) ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a substituição das redes de telefone tradicional via cabo por telefonia via internet. De modo resumido, trata-se da transmissão de voz por meio de sinais digitais pelo protocolo IP. O mais interessante é que a utilização de VoIP requer apenas um aparelho e uma boa conexão com a internet, trazendo diversos benefícios em relação ao telefone tradicional.
A possibilidade de utilizar a internet para criar uma rede de telefonia através da tecnologia VoIP chama a atenção, especialmente pelas vantagens que pode trazer aos pequenos e médios empresários. Confira algumas dessas vantagens de utilizar o VoIP para pequenas empresas:
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