Tecnologia VoIP: o que é VoIP e como ele beneficia as pequenas empresas

Com tantas informações conflitantes sobre a tecnologia Voip na Internet, nem sempre é fácil entender o que a tecnologia VoIP pode realmente fazer (e o que não pode fazer).

VoIP, ou Voice over Internet Protocol, está no jogo das comunicações há algum tempo, mas ainda é uma das tecnologias mais incompreendidas que existe. O que é uma pena, porque as empresas, especialmente as pequenas e médias, podem realmente se beneficiar das economias que isso pode oferecer.

Tecnologia VoIP: o que é VoIP e como ele beneficia as pequenas empresas

VoIP, ou Voice over Internet Protocol, está no jogo das comunicações há algum tempo, mas ainda é uma das tecnologias mais incompreendidas que existe. O que é uma pena, porque as empresas, especialmente as pequenas e médias, podem realmente se beneficiar das economias que isso pode oferecer.

Com tantas informações conflitantes sobre a tecnologia Voip na Internet, nem sempre é fácil entender o que a tecnologia VoIP pode realmente fazer (e o que não pode fazer).

Na verdade, “tecnologia VoIP” se tornou uma frase comum para outras peças de tecnologia, como PABX em nuvem e SIP. (Eles certamente estão relacionados ao VoIP, mas são conceitos totalmente diferentes.)

Isso não é VoIP!

Antes de definirmos o que é VoIP, vamos examinar o que não é. Aqui está uma lista de outras tecnologias que às vezes são chamadas de VoIP, mas na verdade não são:

Cloud PABX: A tecnologia funciona com VoIP, mas não é VoIP. Como você verá mais adiante, VoIP é a tecnologia que permite fazer e receber chamadas pela Internet. O PABX em nuvem, por outro lado, é a tecnologia que gerencia todas as suas chamadas recebidas, encaminhando-as para a pessoa certa.

SIP: Session Initiation Protocol (SIP) é na verdade um dos componentes mais importantes da tecnologia VoIP. Iremos elaborar mais sobre isso mais tarde, mas o SIP é o responsável por estabelecer e encerrar as conexões VoIP. Basicamente, é o equivalente a discar um número de telefone e encerrar uma chamada.

WebRTC: VoIP e WebRTC (comunicações em tempo real na web) permitem que os usuários se comuniquem de qualquer lugar pela Internet - mas há uma pequena diferença. O WebRTC permite a comunicação por meio de um navegador como o Chrome ou Firefox, enquanto o VoIP via software ou aplicativo.

Telefones IP: o termo tem sido usado para descrever a tecnologia (VoIP) e o hardware ou software para ela. Para nossos propósitos, telefones IP ou telefones VoIP se referem ao hardware ou software usado para receber e fazer chamadas VoIP. Os telefones IP incluem telefones físicos (telefones físicos) e softphones (“telefones” baseados em software).

Com isso resolvido, vamos realmente repassar o que é VoIP.

O que é VoIP?

Como mencionamos acima, VoIP é a tecnologia que permite fazer e receber chamadas pela Internet. Na verdade, este é o componente de telefonia da maioria das principais soluções de voz em nuvem.

A tecnologia denominada VoIP (Voice over Internet Protocol ou voz pela internet) é aquela que tem como objetivo transformar a voz, que até então era analógica, em informação digital. 

Assim, ela faz o roteamento da conversação humana usando a internet, ao transformar a voz em pacotes de dados para serem transportados pela rede online.

Faz parte de um dos principais pilares da Transformação digital conhecido também como comunicações unificadas.

O objetivo: replicar os telefones tradicionais o máximo possível - e, de várias maneiras, melhorar esses telefones tradicionais. Ele faz isso por meio da tecnologia de comutação de pacotes e de vários protocolos de Internet trabalhando juntos para duplicar certas funções do telefone.

Parece complicado, certo?

Vamos tentar descomplicar as coisas analisando como o VoIP funciona e como seus vários componentes funcionam juntos.

Tecnologia de comutação de pacotes

Então, mencionamos a comutação de pacotes. Na verdade, é assim que o VoIP replica as redes telefônicas tradicionais ou as redes telefônicas públicas comutadas (PSTN). Em vez de redes com fio de cobre, o VoIP usa redes de computadores para transmitir chamadas.

Essas redes de computadores incluem redes locais, redes pessoais e, claro, a Internet, que é a maior rede de computadores do mundo:

O que acontece é que os dados de voz (os seus neste caso) são divididos em pequenos pacotes, depois viajam por várias redes, incluindo a internet, até chegar ao seu destino (a pessoa para quem você está ligando) onde serão montados novamente para seus dados de voz.

Em seguida, ocorre o inverso: a voz da pessoa para quem você está ligando retorna para você na mesma ordem até que você ouça a voz dela do seu lado.

Tipos de protocolos VoIP

Para que tudo isso aconteça, o VoIP precisa de uma ajudinha. É aqui que entram os protocolos da Internet. Os protocolos da Internet são regras que você aplica para o roteamento de dados. Dessa forma, sua voz e a voz da pessoa para quem você está ligando seguirão certas regras para não se perder na rede.

Os protocolos mais importantes relacionados a VoIP são:

Protocolo de Controle de Transporte (TCP) ou Controle de Datagrama de Usuário (UDP) : Esses dois são os protocolos de entrega mais comuns usados ​​em VoIP. Eles ditam o comportamento de como os dados serão entregues - você prioriza a velocidade ou a qualidade?

Se você quiser velocidade, UDP é a preferência. O que acontece é que mesmo que a conexão não seja estabelecida, os dados serão entregues de qualquer maneira. Portanto, se você ou a pessoa para quem você ligou tiver uma conexão ruim, os dados de voz ainda serão entregues. Se você o recebe ou não, é o problema. É por isso que a maioria das pessoas de TI o chama de método “enviar e orar”.

O TCP, por outro lado, tem tudo a ver com entrega de qualidade. Ele estabelece uma conexão antes de entregar os dados. É tudo uma questão de garantir que seus dados de voz sejam entregues e recebidos. Ao certificar-se de que a conexão foi estabelecida, no entanto, a velocidade é sacrificada.

Protocolo de transporte em tempo real (RTP): se o TCP ou UDP é o entregador, o RTP é o levantador. Este protocolo determina como seus dados de voz são transferidos para a pessoa para quem você está ligando. Ele informa ao destinatário o formato do tipo de mídia do áudio (sua voz), a segurança que protege seus dados de voz, a identificação do remetente (o endereço IP de onde os dados vêm) e muito mais.

Session Initiation Protocol (SIP) : Já falamos sobre isso antes, mas o SIP é o responsável por emular a maioria das funções de um telefone regular. Se TCP / UDP e RTP tratam de entrega e transporte de sua voz, o SIP cuida de tudo, como discar, estabelecer uma conexão e encerrar a chamada.

Agora, como todos esses componentes funcionam juntos?

Como funciona o VoIP?

Agora que aprendemos os diferentes componentes da tecnologia VoIP, vamos ver como tudo funciona junto.

Chamadas VoIP para VoIP

Vamos examinar como as chamadas VoIP para VoIP são feitas. Para os usuários, é quase a mesma coisa que você faz uma chamada telefônica normal. As principais diferenças são:

  1. O dispositivo que você está usando é diferente porque você precisa de um telefone IP ou um softphone (aplicativo VoIP) para discar números.
  2. Muitas chamadas VoIP para VoIP não precisam de números de telefone, desde que ambas as partes estejam usando o mesmo aplicativo. Eles só precisam clicar no perfil da pessoa para quem estão ligando e escolher “ligar”. Geralmente é o caso de aplicativos VoIP gratuitos.

Chamadas VoIP para PSTN

O que torna um serviço VoIP mais viável para as empresas é se ele também pode ligar para PSTNs tradicionais, também conhecidos como telefones fixos, porque, convenhamos, a maioria dos consumidores ainda usa operadoras tradicionais.

É aqui que entram os gateways VoIP.

Os gateways VoIP são um componente do SIP que permite a conversão de suas vozes para o formato de áudio correto com base no dispositivo que está sendo usado. Resumindo, ele converte voz digital em analógica e voz analógica em digital.

Então, como isso funciona?

Se você estiver fazendo uma chamada de um dispositivo habilitado para VoIP, como um telefone de mesa IP, sua voz digital viajará para a Internet até chegar ao gateway. Lá, sua voz será convertida em uma amostra de voz multiplexada, que é o formato usado em telefones fixos conectados à PSTN.

Vantagens do VoIP para pequenas empresas

Agora que cobrimos o que é VoIP e como funciona, vamos descobrir por que ele é ótimo para pequenas empresas.

Se você dirige uma pequena ou média empresa, está procurando uma maneira de tirar o máximo proveito de algo sem gastar muito.

E o VoIP tem tudo a ver com essa vida.

Com o VoIP, você obtém tanto sem ter que gastar tanto quanto os sistemas tradicionais.

Veja algumas maneiras pelas quais o VoIP pode economizar seu dinheiro:

  • Você recebe ligações ilimitadas ... incluindo nos Estados Unidos e Canadá.
  • Diga adeus ao hardware caro.

A maioria das soluções de comunicações baseadas em VoIP são baseadas em nuvem, o que significa que o serviço em si é armazenado em um data center remoto de propriedade do provedor - não de sua empresa.

O que isso significa para você? Isso significa que toda a infraestrutura necessária para dar suporte ao serviço já está instalada e você não precisa lidar com a manutenção. Tudo que você precisa fazer é se inscrever, o que nos leva à próxima vantagem.

  • Você só paga enquanto o usa.

As soluções baseadas em nuvem geralmente são oferecidas por meio de assinatura ou o que é comumente chamado de software como serviço (SaaS). Isso significa que você pode assinar a solução de comunicação baseada em VoIP apenas quando precisar dela. Se você não precisa mais ou encontrou uma alternativa melhor, pode simplesmente cancelar a assinatura.

Uma das maiores vantagens do VoIP é que, depois de cancelar a assinatura, você não ficará preso a hardwares e equipamentos caros, antigos e obsoletos, o que geralmente acontece com empresas que possuem seus próprios sistemas locais.

  • VoIP também é super escalável.

Você deseja um serviço telefônico que se ajuste ao tamanho e à capacidade de sua empresa. Por ser baseado em nuvem e você só precisa da Internet para usá-lo, você pode usar seu sistema telefônico comercial onde quer que esteja. Não há necessidade de novas instalações, não há necessidade de uma nova conta. Os sistemas de telefonia VoIP podem conectar vários locais e uma força de trabalho distribuída, tudo em uma única conta.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o VoIP pode ajudar no seu orçamento, mas, na maioria dos casos, as soluções de comunicação baseadas em VoIP basicamente se pagam.

Deseja obter o máximo da tecnologia VoIP?

Verifique não apenas as diferentes opções de sistema telefônico baseado em VoIP, mas também as plataformas multifuncionais (você deve ter ouvido falar delas como “comunicações unificadas como serviço” ou UCaaS).

Com ferramentas completas, você obterá serviços VoIP de qualidade HD e também um pacote completo de comunicações baseado em nuvem que inclui mensagens de equipe e videoconferência - tudo em uma plataforma.

É tudo o que sua pequena empresa precisa para se comunicar com mais eficiência. Inscreva-se para uma avaliação gratuita e experimente!

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferênciaTelefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI.

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

 

 

 

Compartilhar