O que é Telefonia em Nuvem?

Telefonia na nuvem - flexibilidade para economizar custos

Os sistemas telefônicos baseados em nuvem são uma alternativa popular para o PABX Convencional (software terrestre Private Branch Exchange (PBX)). As soluções de mesa telefônica e telefonia baseadas em nuvem são geralmente baseadas em assinatura, o que significa que a manutenção e o serviço são fornecidos por terceiros.

O que é Telefonia em Nuvem?

Telefonia na nuvem - flexibilidade para economizar custos

Os sistemas telefônicos baseados em nuvem são uma alternativa popular para o PABX Convencional (software terrestre Private Branch Exchange (PBX)). As soluções de mesa telefônica e telefonia baseadas em nuvem são geralmente baseadas em assinatura, o que significa que a manutenção e o serviço são fornecidos por terceiros.

Outro termo que você pode ouvir bastante é VoIP, que significa Voice over Internet Protocol. Isso se refere aos sistemas de hardware e software baseados em nuvem que permitem chamadas telefônicas enviando dados de voz pela Internet.

As ligações feitas através da nuvem ou mais especificamente pelo VOIP, podem ser feitas de computador para computador, de computador para um telefone fixo e até mesmo para um celular, que pode se transformar em um ramal virtual.

Essa, relativamente, nova forma de fazer ligações vem se mostrando bastante vantajosa para as empresas, que estão descobrindo as muitas funcionalidades em transformar o sistema PABX convencional em digital e as telefonia fixa em telefonia em nuvem.

Quais as vantagens da telefonia em nuvem

Economia

A lista de vantagens para a empresa que mudou para a telefonia em nuvem é bastante extensa, a primeira e principal delas é economia nas contas telefônicas, chegando a uma redução de até 70% do custo total mensal.

As empresas perceberam, que com a telefonia em nuvem, podiam realizar muito mais ligações, tanto locais, à distância, inclusive internacionais, a um preço único e muito menor do que o cobrado pelas empresas de telefonia fixa.

A partir dessa primeira vantagem, muitas empresas passaram a implementar o sistema de telefonia em nuvem como a nova forma de se comunicar com colaboradores, fornecedores e clientes, com um retorno bastante compensador.

Outra vantagem que traz economia para a empresa é a redução do espaço físico e da estrutura necessária para a instalação de um PABX. Através de uma telefonia em nuvem, um enorme centro de ramais, com fios e conexões complexas se transformou em algumas configurações em uma tela intuitiva de computador.

A economia também aparece na facilidade e rapidez em que a manutenção é feita.

Um PABX EM NUVEM dispensa a presença física de um técnico e a interrupção da linha por um maior espaço de tempo.

Mobilidade

Com o uso de uma telefonia em nuvem, é possível fazer e atender ligações de qualquer lugar, somente é preciso ter um dispositivo conectado à internet. Essa facilidade se tornou bem lucrativa para as empresas, que puderam estender seus negócios e ampliar o atendimento.

O vendedor ou colaborador responsável pode atender os clientes e demais contatos a qualquer momento, sem a necessidade de estar na mesa do escritório ou até mesmo fora da empresa e em home office. Isso facilita o trabalho em muitos aspectos, possibilitando ao colaborador resolver outras situações sem perder telefonemas.

Do mesmo modo, é possível a transferência de chamadas para outros ramais, incluindo celulares e a realização de conferências, sem a necessidade de gastos com viagens. Essa funcionalidade associa mobilidade com economia.

Maior gerenciamento

Quando uma ligação foi feita? Quanto tempo durou? Qual ramal recebeu a chamada? Essas e muitas outras questões relacionadas às chamadas são perfeitamente organizadas em relatórios que podem ser verificados facilmente através de um painel e registro de chamadas, criado automaticamente.

A empresa pode saber em quais horas mais recebe ligações e como esse atendimento foi feito, com o recurso de gravação de ligações e identificador de chamadas.

Atendimento personalizado

Com a URA (Unidade de Resposta Audível), o atendimento se torna mais personalizado, recurso disponível para todas as empresas, seja de grande, médio ou pequeno porte.

A gravação é personalizada, com música de espera, fila de chamada, chamadas em espera, recepcionista virtual e várias outras funções que tornam uma ligação comum em um atendimento profissional de qualidade.

Escalabilidade

Antes para acrescentar ou reduzir ramais era preciso toda uma enorme estrutura, com novos cabos, novos telefones e uma restruturação no quadro de ramais.

Com a telefonia em nuvem, basta uma rápida configuração no computador para que um novo ramal seja incluído ou tirado do quadro, sem complicações ou alto conhecimento técnico.

A telefonia em nuvem cresce junto com a empresa, tenha ela 1 ou 1000 ramais.

Portabilidade

A preocupação de muitas empresas em relação a migrar para uma telefonia em nuvem é precisar trocar o número de telefone convencional para um digital. Continuando a lista de vantagens, a telefonia em nuvem ou VOIP permite a portabilidade do número.

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Então, o que achou do artigo? Você pode conferir outras dicas relevantes assinando nosso newsletter, sabia? Assim, receberá os conteúdos diretamente no seu e-mail. Aproveite!

MTR-IT Systems trabalha com as mais recentes tecnologias e que agregam eficiência e custos competitivos com soluções em PABX VirtualVideoconferência,  Telefonia Voip, Link Dedicado, Cloud ComputingInfraestrutura de TI.

Nossos especialistas estão preparados para te atender!

 

 

Compartilhar